Conscientzação do uso de drogas nos adolescentes

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO SEABRA
ALUNAS: GEORGINA RIBEIRO
CYNTIA REGINA DIAS
MARIA ZILDA VAZ

CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE DROGAS NOS ADOLESCENTES

Projeto de intervenção apresentado
Como requisito parcial para a aprovação
Na disciplina Estágio supervisionado I
Em Serviço Social da Faculdade projeção
Ceilândia no curso de ServiçoSocial sob
Orientação acadêmica da professora especialista
Maria do Socorro Seabra.

1. JUSTIFICATIVA
A Unidade de Semiliberdade - UASG II localiza-se no endereço Quadra 42, casa 08, Gama Leste- DF, funciona no horário de 24 horas por dia, o local é sigiloso e tem por objetivo promover de forma adequada a reinserção social do adolescente, através da escola e do trabalho, visando assim aprogressão destes em meio a sociedade e ao seu ambiente familiar.
O presente Projeto de Intervenção justifica-se pela necessidade de falar sobre drogas para esses jovens, pois a dependência química representa um problema que afeta o cotidiano das famílias e em especial os jovens uma vez que, em nossa visita a esta unidade,percebemos que a maioria dos adolescentes que cometeram algum atoinfracional, estavam diretamente ligados ao uso de drogas.
este projeto será desenvolvido com 12 adolescentes da unidade de semiliberdade do Gama – UASG II - onde abordaremos os aspectos e os efeitos colaterais das drogas no organismo dos dependentes químicos e também na sociedade. Conforme o Professor Jorge Luiz Barbosa:
“Vários indicadores mostram que o consumo de drogas tem atingido formas eproporções preocupantes, especialmente nas ultimas décadas. As conseqüências diretas e indiretas, do uso abusivo de substancias psicoativas são percebidas nas várias interfaces da vida social: na família, no trabalho, no transito, na disseminação do vírus HIV entre usuários de drogas injetáveis, seus parceiros e crianças, no aumento da criminalidade etc. São justamente “os custos sociais” decorrentes douso indevido de drogas, cada vez mais elevados, que tornam urgente uma ação enérgica e adequada do ponto de vista da saúde pública.” (p.13, 2011)
O projeto abordará aspectos no sentido de levar o jovem a refletir sobre como viver de maneira saudável e como o uso da mesma prejudica sua vida em sociedade.
No Estatuto da Criança e do Adolescente no Título III “Da Prevenção”- Art. 71 “A Criança e oAdolescente tem direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”.

2. OBJETIVO GERAL
-Estimular/Promover a reflexão acerca da prevenção do uso de drogas na adolescência.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. provocar a reflexão sobre os efeitos da dependência química no corpohumano;
2. informar os jovens sobre as consequências e malefícios da utilização de drogas;
3. fornecer dados através de vídeos educativos para ampliar as informações sobre a dependência química;

4. OPERACIONALIZAÇÃO

Para provocar a reflexão sobre os efeitos da dependência química no corpo humano, iremos utilizar vídeos para levar aos jovens o maior número de informações possíveis arespeito das drogas licitas e ilícitas e seus efeitos. Conforme o Professor Jorge Luiz Barbosa:
“As informações sobre o uso de drogas devem ser discutidas dentro de um contexto mais amplo de saúde. As drogas, a alimentação, os sentimentos, as emoções, os desejos, os ideais, ou seja, a qualidade de vida entendida como bem estar físico psíquico e social são aspectos a serem abordados no sentido delevar o jovem a refletir sob como viver de maneira saudável. Os jovens devem aprender a lidar com suas emoções dificuldades e problemas.” (p.29, 2011).

Com a intenção de trazer aos jovens participantes da Unidade de Semiliberdadae do Gama informações sobre as consequências e malefícios da utilização de drogas, faremos uma explanação a respeito do assunto. Deixando os participantes interagir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de drogas por crianças e adolescentes
  • O ADOLESCENTE E O USO DE DROGAS
  • Conscientização do uso de drogas por adolescentes
  • Adolescentes e o uso de drogas no Brasil
  • O adolescente e o uso de drogas
  • O ADOLESCENTE E O USO DE DROGAS
  • Uso de drogas por adolescentes brasileiros na contemporaneidade
  • Reflexões sobre o uso de drogas pelos jovens e adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!