Consciência Negra-

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
COLÉGIO EMÍLIA MARINHO
CURSO DE HISTÓRIA
ENSINO MÉDIO





CONSCIÊNCIA NEGRA





BIANCA EVELLYN
IGOR ARAUJO
LETICIA RIBEIRO
LIANDRA SOUZA
MARCELA MENDES
VITÓRIA SALESSÃO PAULO
2014
Consciência Negra
No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, data que ficou marcada pela morte de um grande herói brasileiro: Zumbi dos Palmares.
Zumbi nasceu numquilombo, mas ainda criança foi capturado por um grupo de perseguidores. Foi vendido a um padre, por quem foi ensinado a ler e a escrever. Com o tempo que viveu com o padre aprendeu um pouco sobre acultura dos “brancos”. Quando adolescente sentia necessidade de lutar por sua liberdade e decide retornar a Palmares. Grande estrategista tornou-se o líder que desafiou o sistema de escravidão emPernambuco, chegando a invadir fazendas e libertar escravos com seu exército negro. Temido pelos senhores, louvado pelos escravos. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695 lutando por sua liberdade.
Aescravidão dos negros começou quando os europeus sentiram a necessidade de expandir suas terras utilizando-se então da mão-de-obra escrava dos africanos e das culturas nativas encontradas nas terrasexploradas. A escravidão, principalmente com os africanos, foi muito severa. Cabia aos homens os trabalhos mais pesados e para as mulheres destinavam-se os serviços domésticos e também serviam como amas deleite. Nas fazendas, o lugar destinado aos escravos chamava-se senzala, lugar livre de qualquer luxo e com condições precárias. Aos escravos que resistiam as ordens dos senhores havia as mais severaspunições, que poderiam ser desde chibatadas até mesmo a morte. Os escravos eram vendidos e transportados no convés de navios, extremamente lotados e sem condições de higiene, alimentavam se defarinha e carne seca. Poucos chegavam aos seus destinos vivos.
Mesmo oprimidos, os escravos não deixavam suas culturas de lado, mostrando de maneira discreta sua resistência. Importante comentar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consciência negra
  • Consciência Negra
  • consciência negra
  • Consciência negra
  • Consciencia negra
  • Consciencia Negra
  • Consciencia negra
  • Consciência negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!