Consciência ecológica

Páginas: 15 (3511 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL










ANA PAULA CRUVINEL RUELA PEREIRA GARCIA










A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E O DIREITO AMBIENTAL

















PARANAÍBA
2009

A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E O DIREITO AMBIENTAL[1][2]



Resumo: O presente artigo trata do avanço na preocupação da preservação do meio ambiente por parte delegisladores, tendo em vista a notável movimentação da sociedade civil em manifestações ambientalistas. O debate sobre a degradação do meio ambiente trouxe uma preocupação por parte de alguns países, tendo em vista a necessidade de preservar os recursos naturais com foco na própria sobrevivência do homem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pautou-se pela compreensão do nível de conhecimentos doslegisladores ambientais visando buscar formas de ações conjuntas com o poder público.





Palavras-chave: Meio Ambiente. Direito Ambiental. Conscientização.


Abstract: The present article deals with the advance in the concern of the preservation of the environment on the part of legislators, in view of the notable movement of the civil society in manifestations. The debate on the degradationof the environment brought a concern on the part of some countries, in view of the necessity to preserve the natural resources with focus in the proper survival of the man. In this direction, the objective of this work was the understanding of the level of knowledge of the ambient legislators aiming at to search forms of joint actions with the public power.

Key-words: Environment. Enviromentallaw. Awareness.




“A lei não pode forçar os homens a serem bons; mas pode impedi-los de serem maus.”
Anônimo




1. INTRODUÇÃO

Antes mesmo de presenciar as catástrofes ambientais, a história da humanidade desde os tempos mais remotos, mostra através do registro de inúmeros códigos jurídicos que o homem sempre se relacionou com omeio ambiente e conseqüentemente precisou de normas que regulassem essa relação. A questão ambiental afeta a todos, porém as conseqüências são sempre desiguais dentro das diferentes camadas da sociedade. É impossível precisar quando surgiu a “Consciência Ecológica” na humanidade. Neste sentido, alguns doutrinadores tradicionais destacando aqui Prado (2005) sugerem que seu fundamento esteja ligadoaos tempos bíblicos, porém, vem merecendo grande atenção pela comunidade científica atual.
PRADO (2005) ressalta ainda que a crescente intensidade dos desastres ecológicos no mundo, despertou uma consciência ambientalista, ou melhor dizendo, uma consciência ecológica entre os homens, e isso se dá em toda parte do planeta, observa-se até com um certo exagero essa questão, porém de forma positiva,pois talvez somente assim, é que se chame a atenção para este problema, o da exploração inadequada dos recursos naturais do meio ambiente. O autor comenta ainda, que esse bem, de valor Constitucional dentro nova ordem jurídica, que é reconhecido pelo Art.225 da Carta Magna, com vistas a um meio ambiente ecologicamente equilibrado ,e de uso comum do povo e essencial á sadia qualidade devida, e que é conhecido como natural e cultural, vem sendo atingido de tal forma, que se tornou um dos maiores problemas que a humanidade já enfrentou. A compreensão e a divulgação dos problemas relativos ao meio ambiente são favorecidos, por um lado, pelo desenvolvimento da comunicação, que chega a quase todos os indivíduos, e por outro, pela consciência ecológica, tão difundida em meio à sociedadeatual, principalmente pelos movimentos ambientalistas. Neste sentido, PESSOA (1985, p.73) declara que:


Ser ecologista, não é apenas ser contra aquilo a que se chama Progresso, não é apenas ser anti-qualquer coisa ou anti-tudo ou porque está na moda, não é apenas ser por certas manifestações com o seu quê de folclore [...]; ser ecologista é sobretudo acreditar que a vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consciência ecologica
  • Consciencia ecologica
  • consciencia ecologica
  • O despertar de uma consciência ecológica
  • O despertar da consciência ecológica
  • Consciência Ecológica
  • Professor formador: despertar a consciência ecológica
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS: TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!