Consciência ética e responsabilidade social dentro das empresas

Páginas: 8 (1754 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS













Consciência ética e responsabilidade social
nas empresas















Míria Galvão
Mirta Galvão





Fortaleza / Ceará

2011



Introdução




O conceito de responsabilidade social vem evoluindo no sentido de afastar-se de ações pontuais e filantrópicaspara uma atuação corporativa integrada, homogênea, que reconhece seus impactos, que presta contas sobre a sua atuação de forma transparente, ética e sustentável, além de permitir desenvolvimento conjunto das comunidades onde atua. Diante deste quadro, políticas anti-corrupção, códigos de ética, auditorias internas e outras ferramentas de gestão vêm atuando para tentar garantir que haja umaresponsabilidade social corporativa baseada em critérios éticos na empresa. A questão ética influenciará diretamente o sucesso das empresas, pois a pressão de diferentes públicos de interesse por uma gestão ética e responsável somente aumenta dia após dia.





















































Consciência Ética





O homem nãosubsiste sozinho. Sem a equipe, sem o outro, torna-se uma abstração social, manipulável e excluído. É a ética da solidariedade que dá sustentação a uma equipe e a torna indestrutível. Não há vida social autêntica sem fundamentação ética.

Trabalhar a cultura das organizações é fundamental para que as pessoas possam se converter autenticamente. O treinamento convencional, ministrado nas empresas,sem que a cultura se transforme, significa "rios de dinheiro" jogados fora. Com a agravante de reforçarem o sentimento de frustração e negativismo. Criam a convicção: "é muito bonito, mas não funciona". Ser competente envolve ser ético. Profissionais competentes e aéticos freqüentemente ganham negócios... e perdem a empresa. É o oportunismo - aventureirismo – que mata a oportunidade. Realizam o"feito memorável", que não resiste ao desafio seguinte, pois não se respaldam em credibilidade.

A visão imediatista é anti-ética, pois não respeita valores. Vale tudo para obter resultados: o concorrente tem que ser eliminado,. o cliente tem que ser "encantado " a qualquer preço. Esses valores estão fortemente expressos no inconsciente do marketing massificado. Daí os apelos publicitários que seveiculam na mídia e as concessões à popularidade, na subversão dos valores transmitidos em novelas e programas sensacionalistas. Embarca-se na onda do ganho fácil até o naufrágio inevitável. Que ocorre, sem que se aprenda, por inconsciência ética.

































Ética do lucro





É condição à perpetuidade da empresa a ética do lucro,para que não viva as contradições que atormentam seu espírito e a levam a toda sorte de equívocos operacionais. O lucro - fator de sobrevivência na dinâmica do modelo capitalista – é, em geral, um valor mal resolvido, pois não claramente equacionado sob o ponto de vista ético.



A Ética do Lucro importa em que se contemplem quatro condições essenciais:



Empresa – reinvestimentos queassegurem a sobrevivência e o seu desenvolvimento[Renovação Contínua].

Capital – justa remuneração aos investidores, que bancaram o risco[Retribuição Societária].

Trabalho – remuneração, com justiça, aos agentes produtivos[Salário Justo].

Comunidade - retribuição à sociedade pelo sucesso do empreendimento[Solidariedade Social].



A visão sobre a Ética do Lucro significa limpar aconsciência empresarial da confusão de conceitos e práticas distorcidas, responsáveis pelo fracasso em seus posicionamentos. O conceito público tende a se deteriorar quando não há convicção firme sobre a missão da empresa. E o lucro é a parte sensível do iceberg organizacional.

A função da empresa, seu objetivo essencial, não é o lucro, mas prestar serviços. Existe empresa, pois existe demanda:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
  • Responsabilidade social dentro de uma empresa
  • Responsabilidade Social dentro das empresas
  • Ética e responsabilidade social na empresa
  • Etica e responsabilidade social nas empresas
  • etica e responsabilidade social nas empresas
  • Responsabilidade social e ética nas empresas
  • Ética profissional e responsabilidade social da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!