Cons Rcio Modular VW

633 palavras 3 páginas
Case VW Resende

Consórcio Modular:
• Forma radical de outsourcing com fornecedores e operadores logísticos parceiros instalados na mesma planta;
• Concentração dos esforços da
MAN na coordenação de projetos, marketing e qualidade nas vendas e pós-venda;
• Aumento de produtividade;
• Montagem mais eficiente e flexível onde o cliente pode customizar o pedido.

Empresas:









Maxion - Chassis
Arvin Meritor – Eixo e Suspensão
Remon – Pneus e Rodas
Power Train – Motor
AKC Aethra – Armação de Cabine
Carese – Pintura
Continental – Acabamento de Cabine
VW (MAN Latina) – Aprovação Final

Pergunta 1 – Qual o risco de a VW tornar-se com o tempo, uma empresa vazia de competências na fabricação de caminhões e tornar-se dispensável na rede de suprimentos? R: A VW é a responsável pela coordenação dos projetos e por toda a gestão da qualidade dos seus produtos. A sinergia gerada pela proximidade de seus fornecedores permite que ela tenha o controle sobre a operação e desenvolva novas tecnologias com os mesmos. Nesse modelo a VW aumentou su produtividade e market share.

Pergunta 2 – Se a idéia do consórcio modular é tão boa e representou sucesso comercial para a VW no mercado de caminhões, pelo menos nos 10 anos iniciais, por que não foi seguida nas plantas subsequentes da VW, inauguradas no Brasil?
R: Citando como exemplo a instalação da fábrica em São Carlos para produção do de motor do Gol e outros modelos, foram identificadas dificuldades para implantação do consórcio modular: falta de experiência em montagem de motores por parte dos fornecedores, custo alto com treinamento para os terceiros e grande quantidade de fornecedores.

Pergunta 3 – Se uma empresa modulista causa uma parada de linha no consórcio modular, com correspondente prejuízo para todos, ela não é responsabilizada e por contrato não pode ser acionada judicialmente pelas outras por perdas incorridas. Quais os prós e contras desta forma de conduzir os relacionamentos entre os parceiros dos

Relacionados