Consórcio modular

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
Consorcio Modular

A grande competitividade entre as empresas, fez com que elas tomem iniciativas, como por exemplo, redução de custos e novos processos.
Em 1995 a Volkswagen do Brasil desenvolveucomo uma nova forma de processo, o consorcio modular, que é uma parceria entre cliente e fornecedor. Nesse caso, a Volks é responsável pelo prédio e os fornecedores pelos moveis.
A Volks não era umatradicional montadora de caminhão, mas nos anos 80 participou de uma joint venture com a Ford, onde surgiu a Autolatina. Mas essa parceria não durou muito tempo, em 1996 cada empresa voltou para seusrespectivos donos.
Após essa dissolução a Volks queria estabelecer uma relação com os fornecedores, algo que não tinha na Autolatina, mas era desenvolvida pela Ford Brasil.
Quando foi definido queiriam usar o conceito do consorcio modular, era hora de escolher quem seriam seus fornecedores-parceiros. Foram analisadas 53 empresas, entre elas nacionais e internacionais. Entre essas, foramescolhidas 7 empresas, sendo 3 alemãs; 2 americanas; 3 nacionais; e uma formada pela junção de 2 nacionais e 1 japonesa. Antes a Volks tinha mais de 400 fornecedores, agora são 7, e todos dentro de umamesma planta. Isso fortalece a relação entre as partes.
O planejamento da produção, manutenção das maquinas são da responsabilidade dos fornecedores e da Volks juntos. Mas a responsabilidade pelo projeto(fabricação, funcionamento e montagem dos módulos no veiculo) é de responsabilidade dos fornecedores.
Os fornecedores representam 80% da força de trabalho necessária ao fornecimento de valores aocliente. De 1.565 empregados apenas 265 são funcionários Volks, e apenas 60 estão no chão de fabrica, o resto esta concentrado na área de vendas e marketing.
A Volks investiu nessa planta US$ 250milhões, e os fornecedores US$ 42 milhões mais a responsabilidade dos maquinários e materiais para poder desenvolver o trabalho.
Foi estabelecido em contrato entre as partes que a montadora iria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consorcio modular
  • Consórcio modular
  • consorcio modular
  • Consorcio Modular
  • Consorcio Modular
  • Consorcio modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!