Consórcio modular

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
CONSÓRCIO MODULAR
Copyright @ Koiti Egoshi, 2003 – Versão 1 Copyright @ Koiti Egoshi, 2009 – Versão 2 Copyright @ Koiti Egoshi, 2009 – Versão 3 Todos os Direitos Reservados – Permitida a Cópia desde que citada esta Fonte (Esta Versão 2 é um aprimoramento da Versão 1 que foi criada pela primeira vez para o Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial) (Com o Curso de Pós-Graduação em GestãoEmpresarial, a Uninove estrelou pela primeira vez em 2003, o seu EAD – Ensino a Distância)

Consórcio Modular Volkswagen em Resende Fonte: Volkswagen, 2009a

Consórcio Modular – Uma Evolução do Sistema Toyota de Produção O jornal A Folha de S. Paulo, na sua edição de domingo, 10 de setembro de 1995, assim noticiava sobre a nova fábrica da Volkswagen, que seria inaugurada em 6 de novembro de 1996,no distrito industrial de Porto Real, Cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro: “....o consórcio modular (que será implantado na unidade de caminhões e ônibus que a empresa instalará em Resende, Rio) leva os fornecedores de autopeças para dentro da fábrica. Eles passam a ser responsáveis por conjuntos inteiros de componentes na linha de montagem. Assim, em lugar de a montadora unir váriaspequenas peças, cada módulo da fábrica, operado por fornecedores, se encarrega da montagem de uma parte inteira do veículo. O sistema indica um futuro revolucionário para a indústria automobilística: o abandono definitivo, por parte das montadoras, das tarefas de produção” (NETO, 1995, p. 14). Como se depreende por esta notícia de um dos principais jornais do Brasil, a Volkswagen do Brasil foi aprimeira empresa no mundo a implantar o revolucionário Consórcio Modular. Revolucionário porque: 1o. Pela primeira vez no mundo, quase todas as atividades-fim de montagem de veículos, isto é, da linha de montagem, foram terceirizadas, constituindo uma montagem compartilhada por diversos fornecedores. Apenas cerca de 10% de operários e funcionários são da montadora. 2o. Todos os fornecedores ficaminstalados no mesmo local da montadora, em módulos, onde ao mesmo tempo fornecem e prestam serviços de montagem de componentes – daí, porque se chama consórcio modular; neste caso da Volkswagen, esse local é numa área construída de 80 mil m2, dentro de um terreno de mais de 2 milhões de m2.

3o. Exige investimento adicional dos fornecedores nessa infraestrutura de módulos. Daí, logo de cara, ospequenos ficam de fora. 4o. Custos fixos de mão de obra da fábrica, quase na sua totalidade, foram transferidos para fornecedores senão simplesmente eliminados; como também os estoques de componentes, que foram eliminados da montadora e repassados aos fornecedores. Um perfeito just in time para a montadora. 5o. Participação cada vez maior de fornecedores não só em planejamento e administração deatividades (estratégia e desenvolvimento de novos produtos, coordenação de atividades na produção), como também nas relações com o mercado. Isto é, fornecedores participam cada vez 1 mais em todo o Ciclo PDCA da montadora. 6o. Como conseqüência dessa radical transformação, ocorreu a “seleção natural” (mais uma vez, 2 Darwin ) de fornecedores altamente capacitados, não só técnica eadministrativamente (multiespecializados para prestar soluções mais completas e integradas), como também financeiramente (para arcar com investimentos e custos adicionais); evidentemente. Foi drasticamente reduzido o número de fornecedores, que foram obrigados a providenciar fusões e alianças estratégicas para continuar a fornecerem componentes. 7o. Não só fornecedores, mas também operários e funcionários,passaram pelo mesmo processo de “seleção natural”: só os mais capacitados continuaram empregados. 8o. Praticamente os maiores problemas de logística foram eliminados: grande distância entre uma montadora e suas autopeças, custos de fretes e transportes, além de perdas e danos materiais. 9º. Uma nova linha de montagem (constituída não só de componentes em movimento, como também de fornecedores) foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consorcio modular
  • consorcio modular
  • Consorcio Modular
  • Consorcio Modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!