conrtratualismo

1322 palavras 6 páginas
Disciplina: Fundamento das Ciências Sociais
Turma: 3009
Professora: Rita Soares
Sala: D- 205
Aluno: Gleison Feitosa Siqueira
Atividade para AV1:

CONTRATUALISMO
O Contratualismo é uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levaram as pessoas a formar governos e manter a ordem social. Já que o mundo antes vivia no estado de natureza onde havia a condição em que o homem, para sua segurança, dependia unicamente de sua própria força e engenho e tinha temor constante de morte violenta. Assim fazendo com que viesse a adentrar na sociedade o contrato social, no qual as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Desse modo, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante.
Vale ressaltar que o contrato social não teve local e nem horário definido de seu acontecimento. Foi ocorrendo ao longo em que a sociedade se modificava e tinha a percepção de que precisariam unisse para criar uma sociedade em qual pudesse viver em paz.
Um dos principais filósofos a criar teorias sobre o contrato social foi Thomas Hobbes. Nascido no dia 5 de abril de 1588 na aldeia de Westport na Inglaterra, o mesmo foi influenciado por diversos filósofos como Galileu Galilei, Descartes, Francis Bacon, Tácito, Aristóteles e Maquiavel. Era matemático, teórico político, e filósofo inglês. Autor de Leviatã e Do cidadão. Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Dizia que no estado natural, alguns homens podiam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, mas nenhum se submetia tão acima dos demais, ao ponto de não ter o medo de que o mesmo lhe fizesse algum mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante “guerra

Relacionados