Conjuntura Certoooo

813 palavras 4 páginas
Na década de 1920, no Brasil, verificamos que, frente à crise da República Velha (Café com Leite) amplos setores da sociedade brasileira passaram a manifestar uma profunda insatisfação, que em alguns casos, resultou em episódios de rebeldia. Foram muitos os acontecimentos de “ruptura” no sistema.
Com a Primeira Guerra Mundial(1914-1918), nota-se um fator de agravamento da crise estrutural da economia brasileira e da situação das massas urbanas, obrigadas a enfrentar os efeitos da crise. No Brasil, o pós-guerra foi marcado por bruscas oscilações econômicas, decorrentes das altas e baixas dos preços de produtos de exportação nos mercados externos. Essa situação conjuntural, junto com suas conseqüências imediatas (desemprego, dificuldades de amplos setores sociais...) contribuía e muito para o agravamento da crise estrutural que prejudicava as bases da Primeira República. Ficava evidente que os mecanismos de poder vigentes não atendiam mais à sociedade brasileira.
A População Rural era maioria sendo submetidas ao domínio dos coronéis, que mantinham seu poder graças ao funcionamento da chamada “política dos governadores”. Viviam em um mundo à parte, e através do voto de cabresto, não podiam influir na vida política nacional. Não havia como esperar que surgisse dos setores rurais um movimento que questionasse o poder das oligarquias dominantes.
O Empresariado Industrial vinha crescendo, mas com interesses próprios a defender. Logo, não assumiam uma postura independente e, menos ainda, de contestação ao regime vigente. Além de exercerem severas explorações com o proletariado, fazendo com que o trabalho fosse de 14 horas diárias, com remunerações baixas e com um corpo de trabalho composto de muitas crianças/adolescentes e mulheres. O que fez com que gradativamente a massa trabalhadora começou a se manifestar, a burguesia afim de silenciá-los, depois de desrespeitar diversos acordos, concedeu creches, escolas e alimentação.
O Tenentismo veio preencher o espaço vazio

Relacionados