conjunto de caracteres

Páginas: 12 (2996 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Universidade Paulista
Gestão em Tecnologia da Informação
















Trabalho - Conjunto de Caracteres















Boa Vista – RR, 24 de Setembro de 2013.





Trabalho – Conjunto de Caracteres
















Trabalho – Conjunto de Caracteres

Este trabalho foi elaborado para entendermos melhor de números binários, seuconceito, caracteres. Apresenta uma breve explicação sobre bits, bytes e outros nomes que nos ajudarão a entender melhor como é feita a medição de volumes de dados nos computadores.




















Boa Vista – RR, 24 de Setembro de 2013.




1. Conjunto de Caracteres

Os computadores têm que lidar com todo tipo de informações, e não apenas números, mas, como veremos naseção sobre circuitos digitais, o computador só consegue de fato lidar com valores binários.

A solução para permitir que os computadores consigam lidar com informações não numéricas é a criação de tabelas de conversão. Essas tabelas são chamadas de conjuntos de caracteres.

Um dos padrões mais conhecidos é o ASCII (American Standard Code for Information Interchange – Código Padrão Americano paraIntercâmbio de Informações).


1.1 Bit, Caractere, Byte e Palavra:

Bit: é a menor unidade de informação armazenável em um computador. Bit é a contração das palavras inglesas Binary Digit. O bit pode ter, então, somente dois valores: 0 e 1. Evidentemente, com possibilidades tão limitadas, o bit pouco pode representar isoladamente; por essa razão, as informações manipuladas por um computador sãocodificadas em grupos ordenados de bits, de modo a terem um significado útil.

Caractere: é o menor grupo de bits representando uma informação útil e inteligível para o ser humano. Qualquer caractere a ser armazenado em um sistema de computação é convertido em um conjunto de bits previamente definidos para o referido sistema (chama-se código de representação de caracteres). Cada sistema poderádefinir como (quantos bits e como se organizam) cada conjunto de bits irá representar um determinado caractere.

Byte: é o grupo de 8 bits, tratados de forma individual, como unidade de armazenamento e transferência. Como os principais códigos de representação de caracteres utilizam 8 bits por caractere, os conceitos de byte e caractere tornam-se semelhantes e as palavras, quase sinônimas.Palavra: é um conjunto de bits que representam uma informação útil, mas estaria associada ao tipo de interação entre a MP (memória principal) e a UCP, que é individual, informação por informação, ou seja, a UCP processa informação por informação, armazena e recupera número a número (cada uma estaria associada a uma palavra).

É costume, no mercado, construírem memória cujo acesso, armazenagem erecuperação de informações são efetuadas byte a byte (ou caractere a caractere). Por exemplo, 16 Kbytes de memória ou 12 Mbytes. O K e M, são letras indicativas de um valor numérico fixo, utilizado para reduzir a quantidade de algarismos representativos de um número, onde K representa mil vezes e M milhões.

2. Código Binário

Decimal
Binário
0
0
1
1
2
10
3
11
4
100
5
101
6110
7
111
8
1000
9
1001
10
1010
11
1011
12
1100
13
1101
14
1110
15
1111
16
10000
...
...

O sistema binário é um sistema de numeração formado por apenas dois algarismos: 0 e 1.Ou seja, só admite duas possibilidades, sempre antagônicas, como: tudo/nada; ligado/desligado; presença/ausência, direito/esquerdo, alto/baixo, verdadeiro/falso, aceso/apagado...


Semelhante aosistema de numeração arábico que usamos (que, quando se chega ao 9, retorna-se ao 0), no código binário quando se chega ao 1 volta-se ao 0, já que o conjunto só possui dois algarismos.


Os microprocessadores percebem somente sinais elétricos, distinguindo-os em dois níveis de voltagem: 


Alto, "high", H, correspondente a tensão elétrica alta

Baixo, "low", L, tensão elétrica baixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracter
  • caracter
  • caracteres
  • Caracteres
  • Caracteres
  • conjuntos
  • Conjuntos !
  • conjuntos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!