Conjunção

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
Conjunção

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Classes gramaticais
Variáveis
Nomes
Substantivo
Adjetivo
Pronome
Artigo
Verbos
Verbo
Invariáveis
Advérbios
Advérbio
Adposições
Preposição
Posposição
Circumposição
Conjunções
ConjunçãoInterjeições
Interjeição
Fusões de Classes:
Combinação
Contração
Crase
Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como,mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a fim de que.
As conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarem oraçõesou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas.
Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Apesar de ser uma classe de palavras com muitas classificações, são poucas as conjunções propriamente ditas existentes. A maioria delas sãona verdade locuções conjuntivas (mais de uma palavra com a função de conjunção) ou palavras de outras classes gramaticais que às vezes exercem a função de conjunção em um período.
As conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto, se, ora, apesar e como.
Índice[esconder]
1 Coordenativas
1.1 Aditivas
1.2 Adversativas
1.3 Alternativas ou disjuntivas
1.4 Explicativas
1.5 Conclusivas
2 Subordinativas
2.1 Integrantes
2.2 Causal
2.3 Comparativa
2.4 Concessiva
2.5 Condicional
2.6 Conformativa
2.7 Consecutiva
2.8 Final
2.9 Proporcional
2.10 Temporal
3 Observações gerais
4 Referências
5 Ver também
[editar]Coordenativas

As conjunçõescoordenativas são conhecidas por:
[editar]Aditivas
Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas:e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto),bem como e etc.
Ex: Comi e fiquei satisfeita. Todos aqui estão contentes e despreocupados. João acordou e deu bons-dias a todos. O acontecimento não foi bom nem ruim.[editar]Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
[editar]Alternativas oudisjuntivas
Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou...ou, ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
[editar]Explicativas
Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).
Ex: Ele não entra porque está semtempo.
[editar]Conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.[1][2]
Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.
[editar]Subordinativas

As conjunções subordinativas ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de nível sintático superior (oração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conjunçao
  • Conjuncao
  • Conjunção
  • conjunção
  • Conjunção
  • conjunção
  • conjunção
  • Conjunção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!