Conhecimento

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho visa fazer uma pequena abordagem sobre o conhecimento.
Salientar que o conhecinhecimento tem varias definições. Adefinição geral diz que o conhecimento é o acto de conhecer,outra afirma que é o contacto cognitivo entre a pessoa e a realidade.
Não se pode falar do conhecimento sem falar do código ,informação e o manipulação dessa, pois é apartir destes que seadquire o conhecimento.
O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algoexterior à pessoa.
A definição clássica de conhecimento, origina diferentes tipos de conhecimento,dos quais:
conhecimento filosófico,conhecimento científico,conhecimento religioso, conhecimento sensorial,conhecimento intelectual, conhecimento vulgar/popular. Onde farei a descrição de cada um deles.













CONHECIMENTO

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter idéia ou a noção dealguma coisa. É o saber, a instrução e a informação,ou ainda:
O conhecimento é um estado muitíssimo valorizado no qual uma pessoa está em contacto cognitivo com a realidade. Trata-se, portanto, de uma relação. De um lado da relação encontra-se um sujeito consciente, e do outro lado encontra-se uma porção da realidade com a qual o conhecedor está direta ou indirectamente relacionado.
Para falar deconhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui acapacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos dasrelações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade.

Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
Entre todos os animais, nós, osseres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos.
Ao criarmos este sistema de símbolos, atravésda evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca.
Existem diferentes tipos de conhecimentos:




Tipos de Conhecimentos


Conhecimento Sensorial:

É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).Conhecimento Intelectual:

Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica,isto é o pensamento do ser humano;


Conhecimento Vulgar/Popular:

É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento do conhecimento
  • O que é conhecimento
  • Conhecimento
  • O conhecimento
  • Conhecimento
  • Conhecimento
  • Conhecimento
  • conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!