Conhecimento

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Texto:
ARANHA, Maria e outros,


1) Explique o processo do conhecimento usando os seguintes conceitos: sujeito, objeto, pensamento e verdade.
O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. A apropriação intelectual do objeto supõe que haja regularidade nos acontecimentos do mundo; caso contrário, aconsciência cognoscente nunca poderia superar o caos. O conhecimento pode designar o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo desse ato, ou seja, ao saber adquirido pelo homem.
O esquema a seguir indica os principais problemas do conhecimento:
quanto ao critério daverdade: o que permite reconhecer o verdadeiro?
quanto à possibilidade do conhecimento: pode o sujeito apreender o objeto?
quanto ao âmbito do conhecimento: abrange a totalidade do real, ou se restringe ao sujeito que conhece?
quanto à origem do conhecimento: qual é a fonte do conhecimento?
Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Pois quando conhecemos, sempre nos perguntamos se oenunciado corresponde ou não à realidade. Isso nos remete para a discussão a respeito do critério da verdade:
Para Descartes, o critério da verdade é a evidência. evidente é toda idéia clara e distinta, que se impõe imediatamente e por si só ao espírito. Trate-se de uma evidência resultante da intuição intelectual.
Para Nietzsche é verdadeiro tudo o que contribui para fomentar a vida da espécie e falsotudo o que é obstáculo ao seu desenvolvimento.
Para o pragmatismo (William James, Dewey, Peirce), a prática é o critério da verdade. Nesse caso, a verdade de uma proposição se estabelece a partir de seus efeitos, dos resultados práticos.
Os filósofos gregos tinham uma concepção realista do conhecimento, pois para eles não era problemática a existência do mundo. O conhecimento se faz pelaformação de conceitos, que são verdadeiros enquando adequados à realidade existente.


2) Leia a citação de Deleuze e Guattari e relacione com o problema do conhecimento:
Se de início o homem precisa de crenças e opiniões prontas, a fim de apaziguar a aflição diante do caos e adquirir segurança para agir, em outro momento é preciso que ele seja capaz de reintroduzir-se ao caos, criticando asverdades sedimentadas, abrindo fissuras no “já conhecido”, de modo a alcançar novas interpretações da realidade. Todo conhecimento dado tende a esclerosar-se no hábito, nos clichês, no preconceito, na ideologia. Esse conhecimento precisa ser revitalizado pela construção de novas teorias.
Enfim, a citação de Deleuze e Guattari relaciona-se ao fato do pensamento ocidental se repetir infinitamente.Estamos sempre andando em círculos, o que eles propõem é traçar uma linha de fuga, uma linha alternativa, um pensamento inovador. Não adianta, por exemplo, sair do discurso machista para o extremo oposto: o feminista. É preciso ficar no meio, não como uma síntese dos dois, mas com algo inovador.

3) Identifique as frases seguintes, indicando se o conhecimento em questão resulta da razão ou daintuição (nesse caso, quando possível, indique de que tipo):
a) Isto é vermelho.
Intuição sensível.
b) É um conhecimento que progride por idéias gerais e abstratas.
Razão.
c) Exige o uso de linguagem.
Intuição intelectual.
d) É comunicável.
Razão.
e) Gosto deste gato.
Intuição sensível.
f) Exige demonstração.
Intuição inventiva.
g) Este lápis é menor do que aquele.
Razão.
h) Éinexprimível.
dogmatismo
i) Assim que mergulhou na água, Arquimedes descobriu subitamente o princípio do empuxo.
Intuição inventiva.
j) É o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos.
Intuição inventiva.

5) Faça uma pesquisa para distinguir os diferentes estados de espírito em relação à verdade: ignorância; erro; falsidade; opinião; dúvida; probabilidade; certeza; crença....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento do conhecimento
  • O que é conhecimento
  • Conhecimento
  • O conhecimento
  • Conhecimento
  • Conhecimento
  • Conhecimento
  • conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!