Conhecimento

Páginas: 4 (869 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
Rei Mandume morreu há 95 anos
Hoje, passados 95 anos, o rei é venerado por preferir suicidar-se a ser capturado e, consequentemente, colonizado pelos portugueses, após o enfraquecimento do seuEstado, em 1917, pelas forças ocupacionistas.
 
Pertencente ao reino mais poderoso da tribo Ambós, o rei Mandume –ya-Ndemufayo, comandou os destinos do povo Kwanhama num dos períodos mais difíceis dahistória da região sul, de 1911 a 1917.
 
Desde então, o seu nome e feito ficaram marcados na tradição dos Ambós, que o apelidaram de "O cavaleiro incomparável".
 
A sua determinação dificultou oprojecto de implantação da administração colonial, impondo duras derrotas às tentativas de ocupação do seu território, o que levou os europeus a aliarem-se contra o seu reino.
 
Durante o reinado deMandume, as guerrilhas entre os povos africanos acabaram e passaram a ser apenas contra os portugueses que, a todo custo, tentavam ocupar a parte sul de Angola.
 
Antes da ocupação colonial, os Ambósestavam divididos pelos reinos, Kwanhama (o mais importante), Kuamatuis (pequeno e grande), os dois estados do Evale, Dombala e Kafima. Estes estados viviam unidos e não havia guerras entre si, salvoalguns conflitos por causa das guerrilhas no sul de Angola.
 
Além de Portugal, a Alemanha também queria dominar aquela parte de Angola, rica em recursos minerais e gado.
 
Depois da realizaçãoda conferência de Berlim, em 1885, os dois contendores firmaram um acordo sobre a fronteira sul de Angola, assente na delimitação actual.
 

Apesar do acordo, os alemães ainda alimentavam esperançasde vir a apoderar-se do sul de Angola, situação que fez com que Portugal ocupasse efectivamente o território. De 1886 a 1915 os colonizadores não tiveram a possibilidade de conquistar o Ambó, devidoà resistência no reino vizinho do Humbe.
 
Por seu turno, os alemães faziam comércio e vendiam armas ao reino, esperando por uma oportunidade para o ocuparem.
 
Com o início da primeira guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento do conhecimento
  • O que é conhecimento
  • Conhecimento
  • O conhecimento
  • Conhecimento
  • Conhecimento
  • conhecimento
  • Conhecimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!