Conhecimento x informação x dados

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Responda às questões abaixo relativas ao texto que lemos.

1) Na afirmação "o conhecimento só existe quando ele é operacional" usada quando ela discute o exemplo dos dois estudantes do idioma francês, e em parágrafo "conhecimento deve ser compreendido como a informação sobre o domínio e a forma como essa informação é utilizada para resolver problemas", a autora faz um posicionamento a respeitodo que considera CONHECIMENTO. Que posição é essa? Comente. (0,1 pt)
R. Que o conhecimento deriva da informação, assim como esta, dos dados. O conhecimento é melhor assimilado quando a informação é incorporada à experiência individual e envolve um conjunto de fatores intangíveis se apenas através da informação.
• A informação bruta é a descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em sinão são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque é a matéria-prima essencial para a criação da informação.
• Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999,p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).
• O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou deser plenamente entendido em termos lógicos. Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível. Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”

 2) Considerando a classificação e os níveis de conhecimento apresentados pela autora, qual é o tipo de conhecimento queé objetivo da educação? (0,1 pt)
 R.: O conhecimento profundo. Estrutura interna e causal (relações de causa e efeito).

3) Após apresentar as categorias de conhecimento, a autora expõe as possibilidades de organização mental do conhecimento, sua racionalização e possibilidades de expressão. Neste ponto, apresenta a classificação de conhecimento tácito X conhecimento explícito. Procure saber maissobre este tema, pesquise e pontue exemplos destes dois típos de conhecimento na área da matemática e da educação matemática. (0,3 pt)
R.: Para que possamos compreender melhor tal distinção, como ponto de partida as seguintes classificações dicotômicas do conhecimento, já conhecidas na literatura: conhecimento proposicional ( conhecimento prático, conhecer o que ( conhecer como, entendimentoconceitual ( entendimento procedimental, entendimento relacional ( entendimento instrumental, dentre outras. Em tais exemplos, o primeiro termo de cada par corresponderia ao conhecimento explícito enquanto que o segundo termo corresponderia ao conhecimento tácito. No entendimento de Ernest, um conhecimento matemático explícito é aquele que pode ser adquirido por meio da linguagem proposicional ou dedemonstrações, como por exemplo, o teorema de Pitágoras. Por outro lado, um conhecimento matemático tácito é aquele adquirido por meio da ação ou da experiência e que não pode ser totalmente explicitado por meio da linguagem proposicional. Esse último, segundo ele, inclui métodos, abordagens, operações simbólicas, estratégias e procedimentos são freqüentemente, aplicáveis a novos problemas, porém,usados de maneira diferente em diferentes situações. Na tentativa de melhor compreender o conhecimento matemático e, portanto, a aprendizagem matemática, o autor propõe um modelo desse conhecimento, baseado no modelo de Philip Kitcher da prática matemática. Embora Kitcher tenha considerado seu modelo uma proposta da prática matemática, Ernest acredita que tal caracterização não corresponde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dados x informação x conhecimento
  • Dados x Informações x Conhecimento
  • Dado x informação
  • dado X informação
  • Dados x informação
  • Resumo
  • era da informação x era do conhecimento
  • Conhecimento x Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!