Conhecimento tácito

Páginas: 59 (14643 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
módulo ComuniCação Contabilidade e pesquisa CientífiCa

Professora MSc. Gilse T. Lazzari Perosa Professora Esp. Mirtes dos Santos Jesuíno Duque

Unidade Didática — Comunicação Empresarial

apresentação
Caro(a) acadêmico(a), A unidade didática Comunicação e Expressão Empresarial objetiva discutir com você a importância da comunicação nos dias atuais, bem como oferecer subsídios para autilização adequada da língua portuguesa, na redação técnica e correspondências, uma vez que esse aspecto influencia não só a imagem da empresa em que atua, como também a sua própria imagem como profissional e cidadão. Propomos uma caminhada em conceitos, leituras, produções e dicas para melhor utilizar a nossa Língua Portuguesa. Façamos de nossas aulas momentos de muita troca, aprendizagem coletiva eampliação de conhecimentos. Vamos nessa?

Professora Msc. Gilse T. Lazzari Perosa Professora Esp. Mirtes Santos Jesuíno Duque



aula 1 — Comunicação

aula
unidade didática – Comunicação empresarial

____________________
ComuniCação
Conteúdo
• O homem e a comunicação • Elementos da comunicação • Texto e discurso • Acordo ortográfico da língua portuguesa

1

Competências ehabilidades
• Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais • Dominar as diferentes formas de comunicação, expressando-se de forma clara, objetiva e coerente

Textos e atividades para auto-estudo disponibilizados no portal
• Verificar no Portal os textos e atividadesdisponibiliazados • Coletânea de textos disponibilizada na galeria

Duração
 h/a – via satélite com o professor interativo  h/a – presenciais com o professor local 6 h/a – mínimo sugerido para auto-estudo

O HOmem e a COmuniCaçãO

Estamos inseridos num contexto comunicacional, isto é, somos toda comunicação. E podemos perceber isso pelo fato de, mesmo calado, permanecemos em constante situação de trocacom o meio que nos cerca.

Percebemos então que a comunicação não verbal é ampla e rica, porém mais ampla, rica e profunda é a comunicação pela linguagem verbal. Sabem por quê? Porque a língua é uma poderosa propriedade do ser humano, que o torna distinto de todos os demais seres. E essa visão é reforçada pelo lingüista Luiz Antonio Marcuschi ao escrever que “a língua, é fundamentalmente umfenômeno sociocultural que se determina na relação interativa e contribui de maneira decisiva para a criação de novos mundos e para nos tornar definitivamente humanos”.



Unidade Didática — Comunicação Empresarial

Para diferenciar
Comunicação verbal: presença das palavras (oral ou escrita) Comunicação não verbal: ausência das palavras (imagens, sons gestos, cores, ruídos)

!

impoRtanteVamos conhecer também o que o lingüista Louis Hielmslev escreveu sobre o tema. Perceba que ele alarga, isto é, deixa mais profunda a visão da linguagem indissociável ao ser humano:
A linguagem – a fala humana – é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos. A linguagem é o instrumento graças ao qual o homem modela seupensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos. (...) A linguagem não é um simples acompanhante, mas sim, um fio profundamente tecido na trama do pensamento; para o indivíduo, ela é o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pai para filho. Para o bem e para o mal, a fala é a marca da personalidade, da terra e da nação, o título de nobreza dahumanidade. A comunicação, como podemos perceber, acompanha o ser humano e a comunicação verbal ocupa um lugar privilegiado nesta constituição. Os meios não verbais, a televisão em especial, cumprem seu papel junto e não no lugar da comunicação verbal.

Devemos atentar para o fato de que a comunicação escrita apresenta algumas dificuldades ausentes na comunicação oral. A fala conta com o contexto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conhecimento Tácito
  • Conhecimento Tácito
  • Conhecimento tácito
  • Conhecimento tacito
  • Conhecimento tácito
  • CONHECIMENTO EXPLICITO E CONHECIMENTO TÁCITO
  • Gestão do Conhecimento Tácito
  • Conhecimento tácito e explicito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!