Conhecimento Popular

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
PESQUISA SOBRE:
O CONHECIMENTO POPULAR
Valença – Bahia
2014
Introdução
Se o "bom senso", apesar de sua aspiração à racionalidade e objetivo, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar, popular, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. Esses conhecimentos, pelofato de darem certo, transformam-se em convicções, em crenças que são repassadas de um indivíduo para o outro e de uma geração para a outra. "Sabem que 'faz bem', mas não sabem por que". O conhecimento popular descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Um tipo de conhecimento quese acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. Nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
"É o saber que preenche a nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de ummétodo e sem se haver refletido sobre algo". (Babini, 1957, p.21).
O Conhecimento Popular pode ser:
Superficial - Conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas e se expressam por frases como: “Porque o vi”, “Porque o senti”, “Porque o disseram”, “Porque todo mundo diz”.
Sensitivo - Referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vidadiária.
Subjetivo - É o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquirem por vivência própria quanto os “por ouvir dizer”.
Assistemático - A organização da experiência não visa a uma sistematização das ideais, nem da forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-las.
Acrítico - Verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifestasempre de uma forma crítica.
O conhecimento popular ou senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados, como por exemplo: uma pessoa vai atravessar uma pista; ela olha para os dois lados, mas não precisa calcular a velocidade média, à distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo. Ela simplesmente olha e decide se dá paraatravessar ou se deve esperar. O senso comum não é a atitude tomada em si, mas sim a concepção e a perspectiva criada pela pessoa sem a real intervenção do indivíduo. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais. Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares, que funcionam bem na solução dos problemas imediatos, e pelo fato de darem certo são tidoscomo verdades e seguidos pelo povo.
Exemplos:
“Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
“Colocar a vassoura de cabeça para baixo atras da porta espanta a visita”.
“Se a orelha está avermelhada ou com sensação de queimação, alguém está falando bem ou mal da mesma. Se for a orelha direita, estão falando bem, se for a esquerda estão falando mal”.
“Comer manga etomar leite causa mal estar”.
“A mulher não pode lavar os cabelos após o parto e nem no período em que está menstruada, pois, o sangue da gravidez e da menstruação pode subir para a cabeça, causando muita dor de cabeça, vômito e até enlouquecia”.
“Passar creme dental na queimadura alivia as dores”.
“Levar susto acaba com o soluço”.
“Tomar cerveja faz o leite da mulher aumentar e ficar maisforte”.
“Mulher menstruada não pode visitar mulher que está amamentando porque senão o leite seca”.
“Tomar banho depois do almoço faz mal”.
“Quem sai de casa depois da meia noite na Quaresma ver assombração”.
“Se as mãos estiverem coçando o indivíduo ganhará muito dinheiro”.
“Se quebrar um espelho terá sete anos de azar”.
“Passar debaixo de escada dar azar”.
“Comer ovo com banana causa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecimento popular
  • Conhecimento Popular
  • CONHECIMENTO POPULAR
  • conhecimento popular
  • Conhecimento Popular
  • conhecimento popular
  • O Conhecimento Popular
  • conhecimento popular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!