Conhecimento popular x conhecimento cientifico
331 palavras
2 páginas
CONHECIMENTO POPULARÉ o conhecimento que surge como consequência da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vida pratica e decorrem do contato direto com os fatos e fenômenos que vão acontecendo no dia a dia, percebidos principalmente da percepção sensorial.
O conhecimento popular não é antecipadamente programado ou planejado. À medida que a vida vai acontecendo ele se desenvolve, seguindo a ordem natural dos acontecimentos, caracteriza-se por ser elaborada de forma espontânea e instintiva. Isso demonstra que esse conhecimento é, na maioria das vezes, vivencial e, por isso, ametódico. No conhecimento popular se utiliza conhecimentos que funcionam bem na solução dos problemas imediatos, que pelo fato de darem certo se transformam em convicções.
A marcela, por exemplo, é utilizada para aliviar os males do estômago, digestão, tosse e outros fins. Porem as pessoas que utilizam a marcela não sabem as propriedades que a marcela possui. Sabem que faz bem, mas não sabem o porquê.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico surge da necessidade de o homem não assumir uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos. Cabe ao homem propor uma forma sistemática, metódica e crítica da sua função de desvelar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo.
O conhecimento científico é um produto resultante da investigação científica, do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. É produto da necessidade de alcançar um conhecimento “seguro”.
Ao contrário do conhecimento popular, o conhecimento científico não aceita a opinião ou sentimento de convicção como fundamento para justificar a aceitação de uma afirmação. Requer a possibilidade de testes experimentais e da avaliação de seus resultados poder ser feita de forma intersubjetiva.
Voltando a usar a marcela como exemplo, o conhecimento científico