Conhecimento histórico contextualizado

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR HISTÓRIA

CLAUDIA CRISTINA DE MAGALHÃES DUTRA

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Manhuaçú
2010

Claudia Cristina de Magalhães Dutra

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de História - Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, nadisciplina Produção do Conhecimento Histórico, módulo VII, para obtenção do título de Licencitura em História.
Prof.: Cyntia Simioni França

Manhuaçú

2010

PRODUÇÃO TEXTUAL

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

O presente texto pretende traçar uma reflexão em torno de temática escolhida para abordagem no TCC de Licenciatura de História sob otítulo “Educação em História como elemento de Constituição da Cultura Cidadã nas Séries Finais do Ensino Fundamental.” Partindo do pressuposto de que o principal objetivo da educação responsável deve se basear no esforço em auxiliar os estudantes na elaboração do conhecimento histórico, na investigação da realidade, refletindo a respeito de sua ligação com um passado mais distante, buscando compreendera historicidade das representações culturais, ou seja, um ensino de história voltado para sujeitos históricos deve propiciar um conhecimento mais amplo da realidade em que vivem.
Entre os principais objetivos do texto está o de propor uma reflexão sobre princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas deapresentação dos conteúdos no ensino fundamental. E então respondendo às questões que se apresentarem no decorrer do processo evidenciar as contribuições que o ensino da História pode oferecer ao aluno do Ensino Médio mediante uma prática pedagógica que leve em consideração a análise e a reflexão.
Outro fator a ser destacado é que apesar de nossa incontestável formação histórico-social, desermos uma nação multirracial com inegável diversidade cultural, a escola brasileira ainda não assimilou o convívio com tal realidade e, e assim apresenta dificuldades em trabalhar com as crianças e jovens dos extratos sociais menos favorecidos, constituídos, em sua grande maioria, de negros e mestiços.
A relevância da temática abordada se encontra na grande preocupação de educadores eeducadoras com essa diversidade a ser trabalhada em sala de aula, e mais em criar situações de ensino na qual os sujeitos da aprendizagem participem de todo o processo, não como meros espectadores, mas que na ação educativa, estes sejam atuantes e participativos. E mais ainda, centra-se na percepção enquanto educadores, de que o ambiente escolar congrega uma comunidade aprendente muito diversa, sãosujeitos históricos de diferentes identidades culturais, de gênero, raça e cultura, o que torna importante criar espaços de aprendizagem significativa, com processos educativos que possibilitem o aprendizado dos saberes históricos.
Diante do quadro caótico da educação pública (e também privada) de nosso país, e especialmente em nosso Estado, consideramos oportuna a preocupação com um ensino queoriente para a participação ativa e crítica do indivíduo frente às diferentes instâncias sociais, um ensino capaz de possibilitar ao aluno situar-se no mundo, perceber-se um ser que transforma, constrói, participa.
Conforme a LDB, inspirada na Carta Magna do país, a “educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem porfinalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (artigo 2º da Lei Nº 9.394 de 20/12/1996). Resta-nos questionar dentro dos contextos plurais vivenciados no Brasil, qual (quais) cidadania e democracia? (Canizez, Patrice.1991). “Cidadania” e “democracia”, embora sejam palavras com conceituações distintas, complexas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento histórico
  • O historico do euro, contextualizado com a atual crise da grécia
  • A objetividade do conhecimento historico
  • Problemática do conhecimento histórico
  • O conhecimento científico: evolução histórico.
  • Produção do conhecimento e conceitos históricos
  • Histórico do conhecimento científico e suas derivações
  • Resumo: A produção do conhecimento histórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!