Conhecimento Filosófico

Páginas: 17 (4165 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
RESUMO

O conhecimento filosófico diz respeito ao estudo do ser humano, as experiências e sobrevivência, bem como ao desenvolvimento funcional da mente humana do educar o raciocínio, para o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos na busca constante de dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. O conhecimentofilosófico busca ainda ser o guia do ser humano para a reflexão e conduz na elaboração de princípios e de valores universais. O estudo aborda ainda a influencia da filosofia, assim como do conhecimento ético sobre os ideais, intimamente relacionado, de difícil distinção, reconhecido pelos maiores estudiosos do assunto. Existe, portanto, atualmente, uma discussão sobre o significado das palavras“ética” e “moral”, estas, geralmente, são confundidas, ou, ainda, consideradas sinônimas. Ao concluir o estudo percebeu-se a importância do tema na vida cotidiana do ser humano.

PALAVRAS CHAVE: Conhecimento filosófico, ética, filosofia, medicina e moral.
1 INTRODUÇÃO

Este estudo aborda o tema conhecimento filosófico. Conhecer significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato oufenômeno qualquer. Sabe-se que o conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos na vida cotidiana, por meio de experiências, dos relacionamentos interpessoais, enfim, das leituras de livros e artigos.
No entanto, ao falarmos de conhecimento filosófico, não poderíamos deixar de salientar que ele se refere do fruto do raciocínio e da reflexão humana, ou seja, é o conhecimentoespeculativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
O conhecimento é considerado como o ato de adquirir informações e dados sobre um determinado assunto. Ele pode ser motivado pela necessidade de conhecer algo ou saber sobre ele, bem como por curiosidade de conhecer/identificar oprocedimento, histórico, as características, o funcionamento, entre outros, de um fato.
Sabe-se também que o estudo sobre a ética iniciou com filósofos gregos há 25 séculos. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo daética, tema este de extrema relevância para o homem do mundo moderno.
O método utilizado neste estudo é o descritivo, com base na pesquisa bibliográfica, que de acordo com Lakatos (2001), visa descrever as características de determinada população ou fenômeno em geral.
O paper está estruturado em 4 partes inicialmente consta da introdução, a qual mostra o objetivo principal do estudo, na parte doisestá o desenvolvimento do tema, seguida das conclusões e referências.
No item a seguir apresentam-se a terminologia, os conceitos do conhecimento filosófico.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Como aponta Aranha (2003, p. 77), “a filosofia não é um conjunto de conhecimentos pré-estabelecidos, um sistema fechado em si mesmo.” Ela é, antes de qualquer coisa, um modo dese colocar diante da realidade, procurando, então, refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas. A filosofia pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus métodos e seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana.
Aranha (1998, p. 79-80) ainda aponta que a filosofia quer encontrar o significadomais profundo dos fenômenos. Não basta saber como esses fenômenos acontecem, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. Filosofar é uma prática que parte da teoria e resulta em outras teorias.
Estendendo este raciocínio para o conhecimento filosófico, pode-se entender que o conhecimento filosófico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecimento filosófico
  • conhecimento filosófico
  • Conhecimento filosofico
  • Conhecimento filosofico
  • Conhecimento Filosófico
  • o conhecimento filosófico
  • Conhecimento Filosófico
  • Conhecimento filosofico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!