conhecendo os projetos a escola

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
GIRLENE MARQUES DA SILVA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Eixo Temático: Natureza e Identidade da Pedagogia. O que é a Pedagogia e Quem é o Pedagogo

Sete Lagoas
2014
Natureza e Identidade da Pedagogia. O que é a Pedagogia e Quem é o Pedagogo
Uma pessoa estuda pedagogia para ensinar crianças. O pedagógico seria o modo de fazer, omodo de ensinar a matéria. Trabalho pedagógico seria de ensinar, de modo que o termo pedagogia estaria associado exclusivamente pra ensino.
Há uma tradição na história de professores que disse que o pedagogo é alguém que ensina. Essa tradição se firmado no início da década de 30, com a influência dos “pioneiros da educação nova”, tomando o entendimento de que o curso de Pedagogia seria um cursode formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. Educação e ensino dizem respeito a crianças inclusive porque o termo pedagogia, é do grego , que significa criança. Então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores.De acordo com o texto “Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo” ser pedagogo é muito além de apenas ensinar, é fazer com que ela seja cidadão do bem.
A pedagogia tem toda uma arte pra orientar e trabalhar a criança, mas quem escolhe esta profissão, tem que está preparado pra lhe dar com todo tipo de problemas, tanto social como cultural. O AlmãoSchimied-Kowarzik chama a pedagogia de ciência para a educação, portanto na teoria e na prática da educação, ela tem um caráter ao mesmo tempo explicativo, e normativo da realidade educativa, pois investiga teoricamente o fenômeno educativo, cria orientações para a prática a partir da própria ação prática ela propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação.
A educação é umafunção parcial integrante da produção e reprodução da vida social, que é determinada por meio da tarefa natural e, ao mesmo tempo, cunhada socialmente da regeneração de sujeitos humanos, sem os quais não existiria nenhuma práxis social. A história do progresso social é simultaneamente também um desenvolvimento dos indivíduos em suas capacidades espirituais e corporais e em suas relações mútuas.
Asociedade depende tanto da formação e da evolução dos indivíduos que a constituem, enquanto estes não podem se desenvolver fora das relações sociais. E o pedagogo tem uma grande parte neste processo educacional.
A pedagogia então é casual no ato de educar, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas. Voltando ao papel do professor.Agora  Pedagogo, tem que ser um profissional diferenciado ele tem que buscar conhecimentos diário para ser diferenciado na , profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base um principio básico de quatro regrinhas básicas: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, com o próximo e com a profissão.
O pedagogo precisa sempre estaratualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem que fazer com que o objetivo, seja formar um cidadão capazes de, conquistar seus objetivos e mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar deque estes ‘’regrinha’’ da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos. Espandir seu horizontes.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecendo o ppp da escola
  • PEDAGOGIA CONHECENDO A ESCOLA
  • conhecendo melhor a escola
  • Projeto: Conhecendo e transformando o lixo
  • Projeto Conhecendo os Animais
  • Projeto conhecendo minha cidade
  • Conhecendo o Projeto Pedagógico
  • projeto conhecendo planaltina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!