Conhecendo as vidrarias

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
Questionário:


Questão 1: Qual o critério para um aparelho ser escolhido como referência para interceptação de leitura de volumes dos demais?
Resposta: Os instrumentos volumétricos são maisprecisos que os graduados, porém, deve ser usado apenas para medir volumes específicos. O instrumento graduado mais preciso é a bureta. De um modo geral, para medidas aproximadas usa-se a proveta,enquanto que para medidas mais precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem material volumétrico.

Questão 2: Explique o motivo do erro causado por desvios do valor verdadeiro(ou real) de uma medição quando um líquido encontra-se numa temperatura superior à temperatura normal.
Resposta: Pode haver erro de medição de um líquido em uma temperatura superior à normal já quepode ocorrer a dilatação da vidraria, dependendo da temperatura, resultando no erro de leitura volumétrica. É possível também que o erro seja causado pela dilatação do próprio líquido.

Questão 3:Identifique no procedimento 2 onde ocorre a repetitividade e reprodutibilidade. Identificar as condições.
Resposta: A repetitividade consiste na reprodução do procedimento três vezes, como comandado.A reprodutibilidade, porém, consiste na medição do volume de água que é possível preencher um tubo de ensaio através da bureta e da proveta, duas vidrarias diferentes, sugerindo a diferença entrevalores.

Questão 4: No procedimento 3, esperava-se coincidência dos valores dos volumes medidos nos diferentes aparelhos? Explique.
Resposta: No procedimento 3, foram medidos 100 ml de água destiladaem uma proveta e transferido quantitativamente para um balão volumétrico de mesmo volume. Contudo, não esperava coincidência de valores entre as duas vidrarias, levando em conta que a provetatrata-se de uma vidraria graduada e o balão volumétrico, uma vidraria volumétrica, portanto, sendo as vidrarias volumétricas mais exatas que as graduadas, houve diferença de leitura de volume entre as duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecendo vidraria laboratoriais
  • O laboratório de solos: conhecendo vidrarias, reagentes, e equipamentos
  • Vidraria
  • conhecendo
  • Conhecendo
  • conhecendo
  • Conhecendo
  • vidrarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!