Conhecendo as ginásticas

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Conhecendo as ginásticas

Ginástica Artística

A palavra ginástica na história da humanidade durante muito tempo acabou servindo de sinônimo para tudo aquilo que hoje chamamos de exercício físico. Nem faz tanto tempo assim, as aulas de educação física ainda eram chamadas de aula de ginástica e muita gente ainda a chama assim e trata de ginástica qualquer tipo de esforço físico como umacaminhada ou andar de bicicleta.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.Ginástica Acrobática

Quando ouvimos falar de ginástica, nem sempre nos vem à cabeça as mesmas imagens. Vamos tirar a prova?

Quando a Daiane dos Santos faz as suas séries de saltos e piruetas, ela está praticando a ginástica artística. No caso das meninas que fazem coreografias com arcos, fitas, bolas, cordas, também é ginástica, mas essa é a rítmica. Aquela aula que o pessoal faz nasacademias com exercícios abdominais, flexões de braço e exercícios com pesinhos, no ritmo de músicas é a ginástica localizada, e tem também aquela que os alunos fazem nas academias no ritmo de músicas com alguns passinhos coreografados, que é a ginástica aeróbica. Há também a ginástica acrobática, a ginástica geral, o trampolim acrobático e os diversos tipos de ginásticas de academia que aparecem acada dia como o Body Combat, Body Pump, Spinning etc. Ah, tem ainda a ginástica corretiva que é aquela realizada para reabilitação do corpo, a ginástica laboral que é aquela que os trabalhadores realizam durante a jornada de trabalho para compensar os esforços repetitivos... É, parece que não vai ser fácil falar sobre esse tema, então é melhor começar com a história da ginástica.

Na Grécianasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C. - 393 d.C.), demonstra a importância daatividade física nesta época. Na origem grega da palavra ginástica, ela tem o significado de exercitar-se nu, sendo que esta era a forma como se exercitava na Grécia Antiga e inclusive a forma como os atletas competiam nas Olimpíadas daquela época.


Ginástica Europeia do início do século XX

Os exercícios militares, de preparação para a guerra, jogos, lutas, acrobacias, atletismo,acrobacias, equitação, esgrima, danças etc, são todas atividades que aparecem relacionadas ao nome ginástica desde a Antiguidade na história da humanidade. A partir do século XIX, o termo ginástica assume o significado atual, nascendo nesta época as escolas e movimentos ginásticos europeus. Nesta época, surgiram quatro grandes escolas: a Escola Inglesa, a Escola Alemã, a Escola Sueca e a Escola Francesa,sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte. As demais escolas foram as responsáveis pelo surgimento dos principais métodos ginásticos caracterizados por movimentos repetitivos, sequenciados e localizados.


Qual é o tipo de ginástica?

Apenas para ficar mais fácil de analisar os diferentes tipos de ginásticas que foram surgindo com o tempo, podemosdividi-las em três categorias principais, que seriam:
- As ginásticas de competição e apresentação, como a ginástica geral e a ginástica artística.
- As ginásticas de condicionamento físico, como a ginástica localizada e a ginástica aeróbica.
- As ginásticas terapêuticas, como a ginástica corretiva e a ginástica laboral.
Aos poucos, estaremos aprendendo um pouco mais sobre cada um desses tipos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecendo
  • Conhecendo
  • conhecendo
  • Conhecendo
  • conhecendo mais
  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!