Conhe a um pouco da hist ria de suzano

466 palavras 2 páginas
Conheça um pouco da história de suzano

Segundo os historiadores,coube ao jesuíta Francisco Baruel,em sua árdua missão de catequizar os índios da região,fixar-se nas terras,que hoje constituem o município de Suzano.Os primeiros registros do pequeno povoado - que deu origem á cidade datam entre 1.874 e 1.875-,quando foram implan-tados os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo – Rio de janeiro e que cortavam os campos de Marambava.Alguns anos de-pois ,mais precisamente em 1.879,no desempenho de suas funções,Antônio Marques Figueira,feitor da Estrada de Ferro,estabeleceu-se na região.No dia 22 de maio de 1.885,já radicado no local,ele construiu a primeira casa.Seu irmão,Thomé Marques Figueira chegou nesse mesmo ano e prestou valiosa contribuição para a implantação do povoado.
Em 1.890,os dois irmãos pediram ao Conde Romariz para que elaborasse a primeira planta do local.Naquela época,o povoado chamava-se ‘’Vila da Concórdia’’e depois passou a ser conhecida como ‘’Vila da Piedade’’.

A igreja São Sebastião é uma das mais antigas da cidade.

Os irmãos Figueira construíram a primeira igreja daquela localidade.Ela foi erguida no dia 20 de janeiro de 1.897,’’dia de São Sebastião’’,data em que foi celebrada a primeira missa.Por causa disso,a vila recebeu uma nova denominação:São Sebastião do Guaió.
Nessa mesma época,a Estrada de Ferro passou a ser administrada pelo engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão,responsável pela substituição da estação de madeira por outra de alvenaria.No dia 11 de dezembro de 1.908,a vila passou a ser chamada oficialmente pelo nome de Suzano,denominação que é mantida até hoje.Aos poucos o povoado foi crescendo e acabou sendo elevada a categoria de distrito de Mogi das Cruzes-, por meio da lei estadual n 1.705,promulgada pelo,então governador,Dr. Altino Arantes.
No dia 8 de dezembro de 1.940,o arcebispo de São Paulo,dom José Gaspar Afonseca e Silva,determinou a elevação de Suzano á categoria de Paróquia,motivado pela sua

Relacionados