Conhe a os Equipamentos Utilizados na Radiologia Industrial em END

975 palavras 4 páginas
Conheça os Equipamentos Utilizados na Radiologia Industrial em END
Saiba Quais São os Equipamentos de Radiologia Industrial Utilizados nos Ensaios Não Destrutivos
A radiografia é um método usado para inspeção nos Ensaios Não Destrutivos (END) que baseia-se na absorção diferenciada da radiação ionizante na peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante.
Essa absorção diferenciada da radiação poderá ser detectada através de um filme, ou através de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrônicos de radiação. Essa variação na quantidade de radiação absorvida, detectada através de um meio, irá nos indicar, entre outras coisas, a existência de uma falha interna ou defeito no material.
A figura abaixo apresenta a técnica geral de ensaio radiográfico na indústria (Andreucci, 2009).

A radiografia industrial é então usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca dependerá da técnica de ensaio realizado. Defeitos volumétricos como vazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas direções, serão facilmente detectadas desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça.

Equipamentos Emissores de Raios-X na Radiologia Industrial
Os Raios X são produzidos em ampolas especiais. Os tamanhos das ampolas ou tubos são em função da tensão máxima de operação do aparelho. Os equipamentos de Raios X industriais se dividem geralmente em dois

Relacionados

  • O Imperador deTodos Os Males
    206588 palavras | 827 páginas