Conhe A Beamforming A Tecnologia Que Promete Acelerar O Wi Fi PC WORLD

1222 palavras 5 páginas
IDG Now!
PCWorld
Macworld
Computerworld
CIO

LOGIN REGISTRE­SE

NOTÍCIAS
DICAS
REVIEWS
HARDWARE
SOFTWARE
MOBILIDADE
ENTRETENIMENTO
VÍDEO
FOTOS
Desktop
Notebooks
Ultrabooks
Telas
Acessórios
Componentes

Conheça “beamforming”, a tecnologia que promete acelerar o Wi­Fi Eric Geier, PCWorld EUA

Tweet

2

21 de novembro de 2013 às 07h00

Parte do novo padrão 802.11ac de redes sem fio, técnica usa transmissões direcionais para melhorar a largura de banda das conexões e aumentar o alcance das redes

Beamforming é um daqueles conceitos que parecem tão simples que você se pergunta como ninguém pensou nisso antes. Em vez de transmitir um sinal de rádio (em nosso caso Wi­Fi) para toda uma área, esperando atingir seu alvo dentro dela, porque não concentrar o sinal e mirar diretamente no alvo?
Mas às vezes os conceitos mais simples são os mais difíceis de executar, especialmente por um preço atraente aos consumidores. Felizmente o beamforming está se tornando um recurso comum nos roteadores Wi­Fi de quinta­geração baseados no padrão 802.11ac, pelo menos nos modelos mais sofisticados. Vamos explicar como ele funciona, e porque é interessante.
Em primeiro lugar, um pouco de história: beamforming era um recurso opcional no padrão
802.11n de redes Wi­Fi, mas o IEEE (o organismo internacional que define estes padrões) não especificou exatamente como ele deveria ser implementado. O roteador que você comprou poderia usar uma versão técnica, mas se a interface Wi­Fi de seu notebook usasse outra eles não seriam capazes de conversar e o recurso não iria funcionar.
Alguns fabricantes desenvolveram kits 802.11 pré­pareados (o WNHDB3008 Home Theater
Kit, da Netgear, era um dos melhores exemplos), mas eles costumavam ser caros e nunca tiveram um grande impacto no mercado.
O IEEE não repetiu o erro ao definir o padrão 802.11ac que está sendo usado nos equipamentos
Wi­Fi mais sofisticados. Os fabricantes que estão produzindo aparelhos baseados no padrão não são obrigados a implementar o

Relacionados