conhcimento sobre jefte

3178 palavras 13 páginas
A filha de Jefté foi sacrificada ou não? (Juízes 11.29).
Jefter sacrificou ou não sua filha? Esse é o grande questionamento por parte de muitos que leem o presente texto da Bíblia (Juízes 11.29). Antes de responder sim ou não, o que seria mais prático, discutiremos o assunto topicamente a fim de que se possa entender a resposta. Vejamos:
I COMENTÁRIO CONTEXTUAL
(1) SERVIDÃO SOB OS FILISTEUS E OS AMONITAS (Jz 10.6-18)
Juízes 10.6: Tornaram os filhos de Israel a fazer o... Mal. Mais uma vez, os israelitas abandonaram o Senhor e serviram a outros deuses. Na religião cananéia, a pessoa podia ser praticante da religião e, também, da prostituição cultual. Na busca de fertilidade através dos seus deuses, os adeptos daquelas religiões criam que a religião e práticas sexuais pecaminosas eram compatíveis entre si.
Juízes 10.7: E a ira do Senhor se acendeu. A ira contra o pecado e a iniqüidade é um atributo intrínseco de Deus. Trata-se de uma expressão da sua bondade e amor em relação à justiça.
Os filisteus invadiram o território israelita a ocidente do Jordão pelo lado da planície costeira onde se estabeleceram um século antes, enquanto os filhos de Amom atacavam a área da Transjordânia. Os israelitas reagiram primeiro contra a ameaça amonita, ganhando a vitória, aliás temporária, visto que, algumas décadas mais tarde encontramos uma recrudescência da ameaça amonita no início do reinado de Saul (1Sm 11.1 e segs.). Os amonitas, como os seus parentes moabitas e, aliás, outros povos da Transjordânia, parece terem se organizado como reino no século XIII a.C. Na presente invasão do território israelita, talvez fossem acompanhados pelos moabitas (cfr. 11.15,24), assim como Eglom teria sido pelos amonitas (3.13). Porém o Senhor disse aos filhos de Israel (11), provavelmente pela boca dum profeta, como em 6.8 e segs. Porventura dos egípcios e dos amorreus, e dos filhos de Amom e dos filisteus, e dos sidônios, e dos amalequitas e dos maonitas, que vos oprimiam, quando a mim

Relacionados