Confucionismo

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
1. Histórico

A origem do Confucionismo é remontada ao século VI antes de Cristo, tendo sido fundada por Kongzi (grafada Confúcio na língua latina) - por volta de 551 a 479 a. C. na China. O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, na Coréiado Sul e em Cingapura.








































2. Ensinamentos

O princípio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios) e define a busca de um caminho superior – Tao – como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Confúcio é mais um filósofo do que umpregador religioso.

Suas ideias sobre como as pessoas devem comportar-se e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais, considerados deuses, criando um sincretismo religioso.

Confúcio ensina que o ser humano deve cultuar seus antepassados mortos, de forma a perpetuar o mesmo respeito e amor que tem por seus pais vivos.2.1. Deus ou deuses

No Confucionismo não existe um Deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O Tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo, é o ancestral imutável de todas as coisas, a fonte da qual tudo veio a ser.
No confucionismo, a base dafelicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica. A família e a sociedade devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor e autoridade como os pais; os súditos devem cultivar a reverência, a humildade e a obediência de filhos.


2.2. O Homem
A humanidade é o núcleo no confucionismo. Confúcio observou que, naturalmente, os homens são semelhantes, mas, naprática, são diferentes, apesar de afirmar que todas as pessoas têm a capacidade de serem pessoas de humanidade, pois todos são intrinsecamente bons, e são condicionados e influenciados pelo estudo e pela prática
Para Confúcio, os seres humanos são formados por quatro dimensões:
- O Eu
- A Comunidade
- A Natureza
- O Céu

Além disso, prega que os seres humanos têm que possuir cinco virtudesessenciais que são:
- Amar o próximo
- Ser justo
- Ter comportamento adequado
- Ter consciência da vontade dos céus
- Cultivar a sabedoria e a sinceridade
O Confucionismo não possui nenhuma teoria para a origem do homem ou vida após a morte. A busca pelo Tao (caminho superior - fonte de toda a vida, a harmonia do mundo) é uma maneira de ter uma vida equilibrada, satisfazendo as vontades docéu e da terra.


2.3. Visão de mundo

Um dos pressupostos fundamentais da visão de mundo no confucionismo é que todas as pessoas são inerentemente boas e, portanto, capaz de operar de uma maneira que é compreensivo, humano e cheio de cuidados para os outros. Quando as pessoas não são educadas ou desenvolvidas corretamente, esta qualidade intrínseca quebra – as pessoas se tornam odiosas,indiferentes, indisciplinado e o caos vem à vida em todos os níveis.


























3. Fé
O Confucionismo não é bem uma religião, pois não possui um credo, mas sim determinações rituais de caráter social, que permitem a um adepto do Confucionismo, ter qualquer outra crença (Politeísta).
























4. Vida pós-morte
OConfucionismo não possui uma organização clerical formalizada e não há igrejas. Ainda no Confucionismo, não há a adoração de divindades, assim como não há ensinamentos sobre a vida após a morte.
O Tao já existia antes do universo, e é para ele que todos os homens caminham.
Na verdade, em relação a existência de um Deus e de um mundo espiritual, Confúcio sempre se mostrou agnóstico. Embora não os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confucionismo
  • CONFUCIONISMO
  • confucionismo
  • confucionismo
  • confucionismo
  • Confucionismo
  • Confucionismo
  • confucionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!