CONFRONTANDO DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS EM LABORATÓRIO E O MODELO TEÓRICO PARA A LEI DOS GASES IDEAIS.

2538 palavras 11 páginas
CONFRONTANDO DADOS EXPERIMENTAIS
OBTIDOS EM LABORATÓRIO E O MODELO
TEÓRICO PARA A LEI DOS GASES IDEAIS.

Resumo
O sistema reacional estudado – magnésio em excesso de ácido clorídrico- é utilizado para confrontar os dados obtidos experimentalmente e aqueles previstos pelo modelo teórico da lei dos Gases Ideais. Conseguimos constatar que os dados experimentais não estão completamente de acordo com a relação quantitativa da equação de Clapeyron, embora qualitativamente a relação entre volume, pressão e temperatura é obedecida. Além de identificar as limitações do modelo utilizado, o experimento tem como objetivo identificar os possíveis erros existentes no ensaio realizado.

1.1 Introdução
O comportamento de um gás pode ser descrito a partir de sua equação de estado – lei empírica-, relacionando variáveis de temperatura, pressão e volume de um gás algebricamente. Uma das teorias utilizadas para explicar o comportamento de um gás é a Lei dos Gases ideais descrita pela equação de
Clapeyron:

PV  nRT onde,
P é a pressão,
V é o volume, n o número de moles de um gás
T a temperatura e
R é a constante do gás ideal

Eq.(01)

Apenas em condições muito específicas – altas temperaturas e baixas pressões – um gás consegue se aproximar do comportamento ideal. Dessa forma, outras equações de estado - relações algébricas entre pressão, volume e temperatura –, menos simplificadas, foram desenvolvidas de maneira que as previsões se aproximassem aos valores obtidos experimentalmente. O fator de compressibilidade Z mede o grau de não idealidade dos gases reais. O coeficiente Z é definido como a razão entre o volume obtido e o volume esperado:

PV  ZnRT

Z

PH 2VH 2 nH 2 RT



Eq.(02)

Vreal

Videal

Eq.(03)

Este coeficiente pode ser interpretado de acordo com seu afastamento de valor padrão 1, assim:
Z=1 representativo de gases ideais.
Z > 1 afastamento da idealidade; predomínio de forças de repulsão entre as moléculas; volume

Relacionados