CONFORTO LUMÍNICO OU LUMINOSO

875 palavras 4 páginas
CONFORTO LUMÍNICO OU LUMINOSO

Conceito
Define-se como conforto luminoso a qualidade dos estímulos ambientais à visão provocados pela quantidade de luz, sua variação e distribuição por um determinado ambiente, sendo este de dois tipos: a luz natural ou luz artificial. O primeiro objetivo da iluminação é a obtenção de boas condições de visão associados a visibilidade, segurança e orientação dentro de um determinando ambiente, enquanto o segundo objetivo é a utilização da luz como principal instrumento de ambientação do espaço( efeitos especiais ou decorações).
As fontes de luzes artificias normalmente são comparadas com a luz natural em função de suas capacidades de reproduzir cores. A luz natural é autogerada e divide-se em um espectro de cores, sendo o raio ultravioleta e o infravermelho. A exposição moderada a esse tipo de iluminação é saudável e benéfico, uma vez que a luz aumenta a energia e o metabolismo, impulsiona o sistema imunológico a produzir vitaminas D. Ao optar por esse tipo de iluminação, é necessário uma manutenção dos recursos naturais, utilizando de habilidades que envolvam enfoques bio-climáticos( aquecimento solar, sombreamento e ventilação natural).
Em um país com enorme disponibilidade de luz natural como o Brasil, nota-se que este recurso é muitas vezes subutilizado ou utilizado de maneira equivocada, gerando problemas para as edificações em geral, visto que o maior problema na utilização é a sua imprevisibilidade e é necessário tomar o maior cuidado possível, pois se ficar exposto a uma grande quantidade de luz solar pode acarretar doenças como câncer ou cataratas. No entanto, com uma boa utilização da luz natural podem se obter economias significativas de energia, obter mais eficiência e produtividade nas atividades, ao mesmo tempo aumenta o conforto ambiental e mais especificamente o conforto visual.
A luz artificial é gerada por fontes de energia não naturais. A maioria das atividades humanas seria praticamente impossível se

Relacionados