CONFORMAÇÃO MECANICA POR DOBRAMENTO

2227 palavras 9 páginas
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS
“DOBRAMENTO”
A dobragem é uma operação de conformação de chapa metálica, utilizando forças que são desenvolvidas por aparelhos capazes, forças estas que acentuam a chapa de metal, de uma força tal que para que haja conformação (deformação permanente), será nescessário uma força capaz de elevar as tensões para além do limite elástico do material, para que se entre em domínio plástico, mas com a restrição de não se ultrapassar o valor da tensão de rotura visto que conduziria à rotura do material. No gráfico da figura 1, representa-se a curva do ensaio de tracção do aço macio, e nele se realçam os pontos mais importantes da relação tensão/deformação.

Figura 1 – Gráfica da curva do ensaio de tração do aço maçio

Como a dobragem é uma operação de conformação de chapa bastante complexa e com grande gama de aplicações e utilização, existen vários processo de dobragem que permitem a obtenção de dobragem mais ou menos complexa e com grande diversidade de formas. Deste modo para a análise da variável em estudo (a espessura) consideram-se três processos de conformação de chapa por dobragem, que de um modo geral são os mais essenciais e os mais importantes.

MÉTODOS DE DOBRAMENTO

MANUAL

MÁQUINAS
Processos de conformação de chapa por dobragem

Dobragem em V ou quinagem e dobragem em U

Quinagem em V

A quinagem de chapa é um processo de deformação a frio da chapa com o objectivo de obter formas geométricas variadas, dobrando a chapa com ângulos bem definidos, variando praticamente entre 5º e 175º. A obtenção dos ângulos de quinagem faz-se à custa da deformação plástica (permanente) da chapa inicial, aplicando uma força de quinagem capaz de nela elevar as tensões para além do seu limite elástico. O processo de quinagem mais vulgar pode representar-se pela deformação plástica de uma viga de flexão em três pontos.

Figura 4 – Representação da deformação plástica de uma viga de flexão em três pontos

Por aplicação de uma força F

Relacionados

  • Trabalho de Dobramento
    3305 palavras | 14 páginas