Conformaçao mecanica

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
FORJAMENTO
 
|
 
O que é:
 
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.
  
Ferramentas:
 
Na maioria das operações de forjamento empregam-se equipamentos geralmente constituídos por um par de ferramentas de superfícieplana ou côncava, denominadas matrizes ou estampos.
 
Usos:
 
A maioria das operações de forjamento é executada a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc., são produzidas por forjamento a frio.
 
1 - Histórico:
 
O forjamento é o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dosferreiros de muitos séculos antes de Cristo. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial. Atualmente existe um variado maquinário de forjamento, capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos, desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião.
 
|
FORJAMENTO
 
2 - Classificação dos processos:
 
Oforjamento pode ser dividido em dois grandes grupos de operações:
 
* Forjamento em Matriz Aberta ou Forjamento livre.
* Forjamento em Matriz Fechada.
 
Forjamento em Matriz Aberta ou Forjamento livre
 
O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam. É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples (p.ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, excêntricos, ferramentas agrícolas, etc.) e em pequeno número; e também para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas.
O forjamento livre se divide em operações unitárias e operações unitárias mais comuns.
 
 Forjamento em Matriz Fechada

O material é conformadoentre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo assim obter peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.
Nos casos em que a deformação ocorre dentro de uma cavidade totalmente fechada, sem zona de escape, éfundamental a precisão na quantidade fornecida de material: uma quantidade insuficiente implica falta de enchimento da cavidade e falha no volume da peça; um excesso de material causa sobrecarga no ferramental, com probabilidade de danos ao mesmo e ao maquinário.
Dada a dificuldade de dimensionar a quantidade exata fornecida de material, é mais comum empregar um pequeno excesso. As matrizes sãoprovidas de uma zona oca especial para recolher o material excedente ao término do preenchimento da cavidade principal. O material excedente forma uma faixa estreita (rebarba) em torno da peça forjada. A rebarba exige uma operação posterior de corte (rebarbação) para remoção.
 
| |
Matriz Aberta | Matriz Fechada |
 
Observação: Peças de formas complexas ou de precisão não podem ser obtidaspor técnicas de forjamento livre, exigindo matrizes especialmente preparadas que contenham o negativo (ou contorno) da peça a ser produzida. Tais matrizes são caras, exigindo na maioria das vezes, alta produção para justificar seu custo.
 
A obtenção de um formato complexo normalmente não é possível com uma única etapa de trabalho, exigindo uma ou mais etapas de pré-forjamento. As etapas depré-forjamento podem ser efetuadas com o auxílio de superfícies especialmente usinadas no próprio bloco das matrizes, ou em equipamento separado, ou mesmo por meio de outros processos como a laminação.
  
O objetivo do pré-forjamento redistribuir o metal para posições mais adequadas ao forjamento subseqüente. A pré-forma assim obtida pode ser conformada para uma configuração mais próxima da final...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conformação mecânica
  • Conformação Mecânica
  • Conformação Mecanica
  • Conformação mêcanica
  • Conformação mecanica
  • Conformação mecânica
  • Conformação Mecânica
  • Conformação mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!