Conflitos

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Atualmente o mundo está seguindo caminhos contraditórios: ao mesmo tempo em que assistimos à internacionalização da economia, com maior integração entre os países e certa homogeneização de algunsaspectos culturais, intensificam-se movimentos nacionalistas, a busca da identidade cultural e a autonomia política. Para entender essas contradições é necessário lembrar que cada sociedade apresentaculturas mais ou menos diferentes da nossa. Sob o ponto de vista dos grupos indígenas, podemos dizer que saber caçar, pescar e viver em harmonia com a natureza é muito mais importante do que aprender oscostumes do homem “civilizado”. Para nós é fundamental dominar a escrita e assimilar as novas tecnologias, como navegar na Internet e enviar e receber e-mails.
Assim fica claro que cada sociedade sediferencia quanto ao aspecto econômico, religioso, cultural e político, etc.
Em cada região da Terra é possível perceber que o homem estruturou o espaço e a sociedade de acordo com as suasnecessidades, configurando povos com idiomas e tradições diferentes, como os inuits que habitam a região Ártica, os europeus, os asiáticos, os africanos, os americanos, etc.
Em razão da diversidade cultural écomum ocorrerem situações inesperadas com um turista que viaja para um pau completamente diferente do seu. Por exemplo, em certos países a pontualidade nos horários é fundamental; em outros enecessário vestir-se de maneira adequada aos padrões locais para não provocar um choque cultural.
A intensificação dos conflitos internos em alguns países, principalmente a partir da década de 80, visando àindependência de grupos étnicos que foram forçados a viver durante muito tempo sobre a dominação de ditadores, nos leva a esclarecer dois termos essenciais para o entendimento das lutas nacionalistas:os conceitos de Estado e Nação.
Basicamente o termo Estado significa um país caracterizado por instituições organizadas, representadas pela força militar e pelos poderes Legislativo, Executivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conflitos
  • conflitos
  • CONFLITOS
  • Conflitos
  • O que é o conflito
  • Conflitos
  • Conflitos
  • Conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!