Conflitos

Páginas: 27 (6722 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO











GESTÃO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS.
A PERCEPÇÃO DOS CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES.

Renata Pereira Ribeiro

Orientador Prof. Teodoro Malta Campos









São Paulo
2013
RENATA PEREIRA RIBEIRO










GESTÃO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS.
A PERCEPÇÃO DOSCONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Nove de Julho, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador Prof. Teodoro Malta Campos












São Paulo, SP
2013
RESUMO


Neste trabalho é apresentado um projeto de pesquisa sobre gestão de conflitos. Para detalhar este tema sãoabordados aspectos de gerência de gestores e colaborados, algumas características de conflitos e como enfrentar situações conflituosas num ambiente de gestão.
Liderança; incluindo maturidade em gestão, também será descrito, pois é considerado um complemento ao tema principal, uma vez o conflito administrado pode ser uma oportunidade para os gestores transformá-lo em um aspecto positivo.Palavras-Chave: Gestão de Conflitos; Gerenciamento de Pessoas; Liderança.

1. Introdução
Neste trabalho abordaremos o tema de gestão de conflitos empresarial. Assim define-se o que é o conflito, alguns fatores condicionantes de conflitos, as maiores estratégias para lidar com conflitos nas empresas e algumas conclusões sobre o tema.
Conflito é um processo que tem inicio quando uma das partes percebeque afeta ou pode afetar negativamente a outra; pode ocorrer no relacionamento interpessoal, entre duas ou mais partes podendo ser entre pessoas ou grupo, ocorre em todos os lugares e ambientes, seja de trabalho, acadêmico, lazeres e entre outros, pode fazer parte de nossa vida pessoal ou profissional. Alguns definem conflito de forma “quando a interação passa dos limites”, por falta deincompatibilidade de objetivos, diferença de interpretação dos fatos, desacordos baseados em expectativas de comportamento, assim por diante.
O conflito deve ser percebido sempre pelas partes envolvidas, pois pode ser um problema serio em uma organização, ele pode gerar desconforto entre os stakeholders.
O conflito existe desde o início da humanidade e faz parte de nosso processo de evolução, é necessáriopara o desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual de todos, até pouco tempo o conflito era visto e avaliado de forma negativa, como situação de desconforto ou agressividade, em sentido negativo do qual era considerado prejudicial a relacionamento entre pessoas e organizações.
Neste artigo investigaremos formas de gerenciamento de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, comespecial interesse em situações onde ocorrem conduções que resultam em situações benéficas para a organização. O conflito pode ser bem visto positivamente quando podendo levar a discussões abertas que permitem a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesse e valores.
1.1. Pergunta de Pesquisa
De que maneira são percebidos os conflitos em micros e pequenas empresas?
2. ReferencialTeórico
Com a finalidade de promover amparo teórico para a pergunta de pesquisa, neste capitulo serão apresentados autores que desenvolveram conceitos gerais sobre conflitos. Na terceira seção apresentaremos pesquisas que evidenciam a relevância do apoio de entidades externas as MPE para estimular o aprimoramento de praticas de gestão, mostrando impacto positivo para o crescimento dessasorganizações.
2.1. Conflito:
Na tabela abaixo veremos algumas definições do que é conflito.
Tabela 1 - Conceito de Conflito.
Autor
Conflito
Lalande apud Andrade (2011)
Conflito provém do latim conflictus do verbo conflito do radical grego flag, que carrega o significado de chorar ou chocar-se. Como derivação imediata, temos ainda o latim conflictation, onis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conflitos
  • conflitos
  • CONFLITOS
  • Conflitos
  • O que é o conflito
  • Conflitos
  • Conflitos
  • Conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!