Conflitos Urbanos sobre águas

Páginas: 16 (3839 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013



ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
PHD 2537 – ÁGUAS EM SISTEMAS URBANOS












Seminário:
Conflitos Urbanos sobre a Água









Prof. Dr.: Kamel Zahed Filho Turma: 50

Integrantes: André Luiz Miranda Miziara 5696020
BrunoAbrahao de Barros 5435331
Diana Badaro Marques 5947012
Marina Eusébio Gonçalves 5694571
Renata Miti Yamamoto 5727632


21 de Novembro de 2011
INDICE

1 Introdução 2
2 Conflitos urbanos na história recente da Europa: mudança na interação entre meioambiente, tecnologia e sociedade 2
3 Gestão de água nas cidades do Brasil: conflitos e novas oportunidades de regulamentação 6
4 Conclusão 10
5 Bibliografia 10












1 Introdução

Neste relatório serão feitas duas resenhas sobre os textos escolhidos pelo grupo para ilustrar a temática do conflito urbano sobre as águas. Em seguida será feita uma conclusão geral sobre o assuntoque envolverá uma comparação entre os textos. Para melhor ilustrar o estudo será apresentado em aula um pôster ilustrativo sobre o tema.

2 Conflitos urbanos na história recente da Europa: mudança na interação entre meio ambiente, tecnologia e sociedade

2.1. Introdução

Duzentos anos atrás, habitantes da Europa obtinham sua água de fontes públicas, poços públicos ou privados, ou vendedoresde água. Não havia rede de abastecimento público. No séc. XIX, porém, a habilidade da mecânica britânica tornou possível oferecer serviço de abastecimento de água pressurizada em áreas urbanas, e mais tarde estender isso para áreas rurais. Em seguida, engenheiros e companhias de saneamento inventaram vários sistemas de esgotos para lidar com os resíduos da água e da chuva. Na primeira metade doséc. XX, os engenheiros químicos desenvolveram tecnologias para o tratamento da água potável, bem como de águas residuárias, o que aumentou a autonomia das cidades.

De um modo geral, essa história permanece em desacordo com o debate sobre a globalização da gestão da água urbana: sobre os méritos de intervenção do setor público e privado em serviços de água. Este debate é particularmenteimportante na Europa, tendo em conta as diversas propostas apresentadas pela Comissão Européia (CE) para abrir à concorrência esses serviços. Outra questão é o potencial impacto sobre o orçamento das famílias mais pobres do “preço de custo total” dos serviços de água.

Embora os serviços de abastecimento de água tenham se desenvolvido inicialmente através de concessões a empresas privadas, municípiosmais urbanizados da Europa logo decidiram assumir a responsabilidade de estender a infra-estrutura para toda a população, e operar e manter em longo prazo o sistema. Isto foi muitas vezes possível somente com ajuda financeira de maiores níveis de governo.

Se voltarmos ao início dos serviços públicos de água, podemos esboçar amplamente o seu desenvolvimento em termos de 3 estágios. No séc. XIX, ossistemas se baseavam na crença que a água deve ser obtida em ambientes naturais longe de desenvolvimentos urbanos. Em seguida, com o desenvolvimento da bacteriologia, foi possível o abastecimento através de fontes próximas aos centros urbanos. Em um último momento, tivemos a liderança dos municípios, que em muitos casos rescindiu contratos com empresas privadas incapazes de fornecer água paratoda a população.


2.2. Intervenção governamental para garantir o suprimento de água à longa distância

Serviços de abastecimento de água foram inicialmente fornecidos por empresas privadas, que tentavam recuperar os investimentos iniciais através de contas pagas pelos clientes. Por um lado, esses eram freqüentemente indústrias e empresas não financeiras cujo objetivo era o de instalar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conflitos sobre a falta de agua no mundo
  • Conflitos urbanos
  • Conflito Urbano
  • conflitos pela agua
  • Trabalho urbano e conflito social
  • Problemas urbanos e conflitos sociais
  • Água Branca: Projetos Urbanos
  • A água no meio urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!