Conflitos no oriente médio

Páginas: 12 (2965 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
 01-CONSTRUA um relato a respeito da História do povo judeu.
De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as dozetribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós(Egito) por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorreu por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus paravoltarem para a terra prometida, Canaã.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo.
Em 721 a.C começa a diáspora judaica com ainvasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os judeus espalham-se pelo mundo, mantendo a culturae a religião. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.

02-DESTAQUE as causas do atual conflito entre judeus e palestinos.
No final do século XIX, quando o povo judeu, cansado do exílio, passou a expressar o desejo de retornar para sua antiga pátria, então habitada em grande parte pelos palestinos, sob o domínio dos otomanos. O ideal judaico deretorno á terra natal de seus antepassados é conhecido como Sionismo, vigente desde 1897, estimulado pela Declaração de Balfour, iniciativa britânica, que dá aos judeus aquilo que até então eles não tinham, direitos políticos próprios de um povo. Neste momento, vários colonos judeus começaram a partir na direção da terra prometida. Iniciando a retomada do território.

03-EXPLIQUE o que significa:-Fundamentalismo islâmico - Corão ou Alcorão- Sunitas- Xiitas- Ramadã- Diáspora Judaica - Sharia Islâmica - Intifada.
O fundamentalismo islâmico é uma manifestação religiosa onde os praticantes muçulmanos promovem a compreensão literal de sua literatura sagrada.
O Corão ou Alcorão é texto sagrado do Islã. O livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé.Estas revelações começaram nas primeiras décadas do século VII, quando Maomé já tinha 40 anos, e ocorreram em Meca (Makka), cidade natal do Profeta, e Medina (al-Madinah).
Xiitas e Sunitas são duas correntes da religião islâmica, se diferenciam em relação ao profeta Maomé e sua descendência. Os Sunitas consideram os sucessores diretos do profeta Muhammad Maomé, já para os Xiitas o sucessor deveriaser Ali, genro do profeta. Os Sunitas correspondem a 85% de todos os adeptos da região islâmica do mundo, com uma grande maioria em países como Arábia Saudita, Egito e Indonésia, no entanto, os Xiitas predominam em países como Irã e Iraque. Os Sunitas compuzeram o governo do Iraque e exerceu perseguições e repressões à maioria xiita.
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico no qual seacredita que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Deus, ou Alá, dos primeiros versos do Alcorão.
Diáspora Judaica foi a expulsão dos Judeus de Canaã (Israel) primeiramente pelo rei  Nabucodonosor II, imperador babilônico, deportando os judeus para a Mesopotâmia e também destruindo Jerusalém. A segunda diáspora ocorreu em 70 d.C. e foi acarretada quando os romanos destruíram novamente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos do oriente médio
  • Conflitos No Oriente Medio
  • Conflitos do Oriente Médio
  • Conflitos no Oriente Médio
  • Conflitos no Oriente Médio
  • Conflitos do Oriente Médio
  • conflitos religiosos do oriente medio
  • Conflitos no Oriente Medio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!