conflitos na independência da Bahia.

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
QUESTÃO 1:
Muitos dos textos abordados em sala de aula deixaram evidentes os conflitos da população baiana e a motivação que tiveram para entrarem em muitos conflitos. Na tese de João Reis eMárcia Aguiar carne sem osso farinha sem caroço, fala sobre uma revolta desencadeada pela escassez de alimentos, preços e questões sociais. A insatisfação do povo que desencadeou o chamado “economia moral”utilizada por Thompson. É utilizada a metodologia comparativa, pois faz comparação com outras revoltas como a de Portugal e relaciona com a da Bahia. É qualitativa também devido ao uso da teoriaThompsoniana. As fontes encontradas foram respectivamente jornais da Bahia, atas da câmara, cartas da população, desenhos anônimos e etc.
Já no texto o jogo duro do dois de julho, Reis e Silva tambémutiliza Thompson como base teórica. É enfatizada a questão racial, às lutas de classe, étnicas e religiosas e a luta pela independência da Bahia. A metodologia é qualitativa e estudo de causa, ondeforam utilizadas fontes como ofícios do governo, atas de câmaras, cartas de senhores, e outras fontes relativas presentes nos arquivos públicos. Há também outro texto de Reis que se encontra a mesmametodologia e fontes. A cemiterada, que vem discutir a rebelião de 1836 onde a população vai contra lei que entraria em vigor proibindo o tradicional costume de fazer enterros nas igrejas. Causandodescontentamento e revolta no povo.
Outro texto foi a sabinada de Keila Grinberg que é comparativo, a autora retrata a vida de dois escravos, Rebouças e Sabino. Sabino foi o líder da revolta, o movimentoteve grande apoio das camadas populares, em busca de autonomia política, administrativa e federativa. A autora usa também faz comparação com outras revoltas como a farroupilha e a cabanagem. Éutilizada a teoria de Thompson em sua metodologia e como fonte utiliza o jornal novo diário da Bahia e a constituição de 1824.
Assim, percebe-se que o perfil da população era de insatisfação, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Independência da Bahia
  • Independência da Bahia
  • INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
  • independencia da bahia
  • primeiros conflitos historia da bahia
  • Agitações q levaram a independencia na bahia
  • INDEPENDÊNCIA E CONFLITO DE DEVERES- Ética e Deontologia
  • Trabalho Sociologia Conflitos Guerra Independencia Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!