Conflitos na ásia

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Luana Oliveira Magalhães



Conflitos na Ásia






Carajás - PA
01/11/2012





Luana Oliveira Magalhães


Conflitos na Ásia




Nome: Luana Oliveira Magalhães
Trabalho de pesquisa sobre: Os Conflitos na Ásia
Apresentado a disciplina de: Geografia
Ao professor: Marcony
Da: 7ª serie
Turma: C1
Turno: tarde





Carajás – PA
01/11/2012


IntroduçãoDiariamente vemos notícias em jornais e na televisão relatando informações sobre conflitos no Continente Asiático, no entanto, são poucos que conhecem a fundo as razões e as conseqüências que os mesmos causam não só aos países envolvidos diretamente bem como aos demais. Dessa forma, pretendo, com esse trabalho, levar as pessoas a compreenderem os diferentes conflitos existentes no ContinenteAsiático, além de suas causas e conseqüências.
Iremos estudar, mais especificamente, os três conflitos mais sangrentos e comentados do Continente Asiático. O Conflito na Caxemira, o Conflito entre Israel e Palestina, e o Conflito no Tibet.
Irei mostrar a causa desses conflitos, ao que se refere a disputa, imagens, guerras, ponto de vista dos países envolvidos, e a história desses conflitos.Conflito na Caxemira

O conflito na Caxemira se refere à disputa territorial entre a Índia e o Paquistão (e entre a Índia e a China), pela Caxemira, a região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano.

A Índia reivindica a totalidade do antigo estado principesco Dogra de Jammu e Caxemira e atualmente administra cerca de 43% da região, incluindo a maior partede Jammu, Caxemira, Ladakh e o Glaciar de Siachen. A alegação da Índia é contestada pelo Paquistão, que controla cerca de 37% da Caxemira, principalmente Caxemira Livre e as regiões setentrionais de Gilgit e Baltistão. Além disso, a China controla 20% da Caxemira, incluindo Aksai Chin que ocupou na sequência da breve guerra sino-indiana de 1962 e da área de Trans-Karakoram, também conhecida como o Vale deShaksgam, que foi cedida pelo Paquistão em 1963.

A posição oficial da Índia é que Caxemira é uma "parte integrante" da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo estatuto definitivo só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Alguns grupos caxemires acreditam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão.

Índia e Paquistãose enfrentaram em três guerras pelo território da Caxemira em 1947, 1965 e 1999. Índia e China se enfretaram uma vez em 1962, pelo controle de Aksai Chin, bem como pelo nordeste do estado indiano de Arunachal Pradesh. A Índia e o Paquistão também se envolveram em diversas escaramuças no Glaciar de Siachen. Desde a década de 1990, o estado indiano de Jammu e Caxemira tem sido afetado por confrontosentre caxemires separatistas, incluindo militantes que a Índia alega serem apoiadas pelo Paquistão e as Forças Armadas do Paquistão, o que causaram milhares de mortos.


Causa do conflito




Ponto de vista da Índia

A reivindicação indiana na Caxemira incide sobre o acordo entre o marajá Hari Singh, o primeiro-ministro Sri Pandit Jawaharlal Nehru e Lord Mountbatten, segundo a qual oantigo Principado de Jammu e Caxemira tornou-se parte integrante da União da Índia através do instrumento de adesão. Também enfoca as alegações da sociedade secular da Índia, uma ideologia que não significa que a religião é um fator importante na governação da política e, portanto, considera que é irrelevante, uma disputa de fronteira. Outro argumento apresentado pela Índia é que na Índia asminorias estão bem integradas, com alguns membros de comunidades minoritárias, ocupando posições de poder e influência.



Ponto de vista do Paquistão

As reivindicações paquistanesas sobre a região disputada baseiam-se na rejeição das reivindicações indianas para a Caxemira, especialmente o Instrumento de Adesão. O Paquistão insiste que o marajá não era um líder popular e era considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos na Asia
  • conflitos na asia
  • Conflitos na Asia
  • CONFLITOS NA ASIA
  • Conflitos da Ásia
  • Conflitos
  • Focos de conflitos na asia
  • Conflitos Mundiais na Asia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!