CONFLITOS FAMILIARES: RCONFLITOS FAMILIARES: REFLEXO PARA ANSIEDADE INFcomnANTILEFLEXO PARA ANSIEDADE INFANTIL

2838 palavras 12 páginas
CONFLITOS FAMILIARES: REFLEXO PARA ANSIEDADE INFANTIL

Resumo: Este artigo pretende fazer um breve histórico da terapia familiar sistêmica, uma intervenção terapêutica que tem como foco principal a alteração das relações que se passam no sistema familiar. correlacionando com a prática de estagio clinica disponibilizado pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE no Hospital das Clinicas Mario Ribeiro aos alunos do curso de psicologia. O estagio supervisionado clinica que tem como objetivo Capacitar o acadêmico a acolher, a atender o cliente em psicoterapia individual, de casal e família, na clínica em psicoterapia sob o olhar da abordagem sistêmica e aplicar entrevista clínica, identificar a demanda de psicoterapia, realizar genograma, formular hipóteses a partir do caso clínico construído, elaborar estratégias de intervenção de acordo com o caso atendido.
Palavra Chave: Terapia familiar sistêmica, Estudo de caso, Transtorno de ansiedade,
A Terapia Familiar Sistêmica nasceu nos Estados Unidos, em Palo Alto, Califórnia, na década de 50. Tem como referenciais conceitos de outras ciências, tais como a Biologia, a Física, a Química, entre outras áreas do saber e também de outras teorias, como a Cibernética, a Teoria da Comunicação e a Teoria Sistêmica. Daí o nome Terapia Familiar Sistêmica ou, como alguns mencionam: Terapia Sistêmica ou Terapia Familiar. (...) pode-se dizer que tudo começou quando alguns corajosos pioneiros ampliaram a visão sobre a doença mental. Eles se contrapunham à ênfase que focava unicamente o indivíduo como sendo aquele que desenvolve e mantém sua psicopatologia. Esta mudança propiciou o reforço da ideia de que o contexto também influencia de maneira significativa a formação do sujeito (BERTALLANFY,Von 1972; pg 17 APUD CALIL,Vera, 1987).

A Terapia Familiar Sistêmica trouxe uma contribuição teórica importante para o tratamento das famílias, atuando no contexto mais imediato do sujeito, podendo ser definida como uma “técnica

Relacionados