Conflitos eu outro e a construção da pessoa

Páginas: 3 (569 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
CONFLITOS EU OUTRO E A CONTRUÇÃO DA PESSOA
Quando Wallon buscou enfocar o ser humano por uma perspectiva global, foi identificada a existência de alguns campos que agrupavas as dificuldades dasfunções psíquicas. Como a efetividade, o ato motor, a inteligência, onde se atribui a atividade infantil. São poucas diferenciadas no inicio do desenvolvimento, no decorrer do tempo vai formando umadiferenciação um do outro.
Campo pessoa: Ao longo do desenvolvimento vai se construindo a noção pra cada sujeito de si mesmo diferente do outro, a noção de “eu” consciência de si. As relações entre essescampos funcionais nem sempre são de harmonia, ele é marcado pelos conflitos, pelos antagonismos, embora esses campos eles sejam inseparáveis uns dos outros.
Além te tentar ver a criança de formaintegrada, esse olhar teórica vai buscar enfocar, de /um modo contextualizado, ou seja, a pessoa inserida nos meio e nos seus contextos de atuação. A atitude teórica de Wallon vai tentar sempre procurarcompreender o sentido de uma conduta em função do contexto que essa conduta está inserida.
Ao longo do desenvolvimento ocorrem diferenciação entre os campos e no interior de cada um. Segundo Wallon,o estado inicial da consciência pode ser comparado a uma nebulosa, uma massa difusa, na qual confundem-se o próprio sujeito e a realidade exterior. O recém-nascido não se percebe como indivíduodiferenciado.
A distinção entre o eu e o outro só acorre progressivamente, pelas interações sociais. Até que a criança saiba identificar sua personalidade e a dos outros, correspondendo a primeira ao eue as segundas à categoria do não eu, encontra-se num estado de dispersão e indiferenciação.
Eu corporal
Um recém-nascido não se diferencia do outro nem mesmo no plano corporal. Há situações comunsaos bebes, como quando eles se mordem, nessa situação o bebe ainda não diferencia o seu corpo das superfícies exteriores. Somente com a interação com os objetos e com o seu próprio corpo (como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONFLITOS NA GESTÃO DE PESSOAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DESCRITIVO
  • Outros conflitos tnico
  • A Construção do Eu Através do Outro
  • A politica dos outros- uma pessoa errada
  • GESTÃO DE PESSOAS CONSTRUÇÃO CIVIL
  • a relação da pessoa consigo proprio e com os outro
  • A pessoa e o mundo a sua relaçao consigo mesmo e com os outros
  • Relacao da pessoa consigo mesma e com os outros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!