Conflitos coletivos de trabalho

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
Conflitos coletivos de trabalho
A palavra conflito vem latim conflictus, que significa combater, lutar, designando posições antagônicas. Sociologicamente, as controvérsias fazemparte da vida, sendo uma forma de desenvolvimento histórico e cultural da humanidade vida (ex.: na guerra ocorre consideráveis avanços tecnológicos).
Os conflitos de trabalho podemprejudicar a moral e os resultados de empresa. A capacidade de resolver esses conflitos é um grande desafio nos dias de hoje e vital para o sucesso.
Conflitos coletivos de trabalho sãocontrovérsias ou dissídios que tem como sujeito os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos de empregados ou grupos e como causa a defesa dos interesses coletivos dos membros dessesgrupos.
Na visão trabalhista, controvérsia seria algum conflito que está em fase de solução, como as greves. Já o dissídio, seria um conflito que está sujeito ao Poder Judiciário e podeser individual ou coletivo.
Os conflitos coletivos de trabalho podem ser econômicos, jurídicos. Econômico seria quando os trabalhadores reivindicam novas condições de trabalho e/oumelhores salários. Enquanto jurídico, seria quando o objeto for a declaração de existência ou inexistência de relação jurídica controvertida.
As formas de solução são classificadas emautodefesa, autocomposição e heterocomposição. A autodefesa é quando as próprias partes procedem à defesa de seus interesses. A autocomposição é realizada pelas próprias partes, queatingem a solução de suas controvérsias, sem que haja intervenção de terceiro e é dividida em unilateral, quando uma das partes renuncia à sua pretensão e, bilateral, quando as partesfazem concessões recíprocas, ocorrendo transação. E a heterocomposição existe quando a solução é determinada por um terceiro (mediação, arbitragem e a tutela ou jurisdição).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos coletivos de trabalho
  • Conflitos coletivos de trabalho
  • Desjudicialização: Conflitos Coletivos do Trabalho
  • conflitos coletivos de trabalho
  • Conflitos coletivos de trabalho
  • Conflitos coletivos de Trabalho
  • Conflitos coletivo de trabalho
  • CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!