Conflitos Agrários em Goias

Páginas: 12 (2781 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O tema da divisão da terra evoca uma questão recorrente no Brasil: os conflitos fundiários que, no decorrer da história do país, adquiriram diferentes contornos. De acordo com a doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marina Machado, muitas vezes esses conflitos aconteceram por envolverem divisões territoriais administrativas, construção de limites e de fronteiras. Paraela, é fundamental, também, considerar que tal discussão é atravessada pela questão das disputas entre terras latifundiárias. A expansão - ou não - de uma fronteira explora diferentes aspectos e interesses, de diferentes grupos envolvidos em um mesmo processo (fazendeiros, moradores, grupos indígenas, agentes do governo, representantes da igreja etc.), lembra a historiadora.

Num período maisrecente, a partir da segunda metade da década de 1990, após a fase de reestruturação e modernização da produção agrícola, as questões econômicas relacionadas a esses conflitos ganharam maior grau de complexidade. De acordo com a economista Viviam Souza Nascimento, que desenvolveu pesquisa sobre o tema junto à Universidade de São Paulo (USP), nos últimos anos a complexificação dessas disputas se deuem função "do aumento das demandas sociais criadas com a crise econômica da década de 1980, da modernização do setor agrícola e das significativas mudanças institucionais que alteraram o ambiente de negócios brasileiro".

Por outro lado, Nascimento relembra o percurso histórico dessa questão, sinalizando que convencionalmente atribui-se a raiz desses conflitos no Brasil ao problema daconcentração de terras, que teria suas origens no modelo de ocupação territorial adotado no século XVI pela Coroa Portuguesa, durante o período da colonização. Contudo, para ela é "a falta de regulamentação e fiscalização na distribuição de terras no país que efetivamente contribuiu para a concentração fundiária".

Carlos Alberto Feliciano, geógrafo da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus dePresidente Prudente), reforça que entre as principais causas dos conflitos fundiários no Brasil está a concentração de terras. Esses conflitos são bastante antigos no Brasil, com maior evidência a partir do século XIX, tendo se agravado ainda mais no século XX.

Entre os principais conflitos no início do século XX estão Canudos e Contestado, que "embora muitas vezes sejam lembrados como episódiosque envolveram questões religiosas, estão diretamente voltados para uma questão de luta pela terra", afirma a historiadora Marina Machado. Nesse sentido, Feliciano ressalta que o assunto em nosso país ultrapassa a questão das fronteiras legais das unidades federativas, mas ao mesmo tempo é movido pelas relações sociais de poder e disputa que nelas são materializadas.

Em comparação aos séculosanteriores, é possível afirmar que no século XX houve, ao mesmo tempo, uma redução na concentração fundiária e uma valorização da terra no país. Isso se deu, por um lado, devido ao fato de os agricultores brasileiros passarem a investir em atividades urbano-industriais - em decorrência, sobretudo, da desvalorização mundial do café durante a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica de 1929. Poroutro lado, houve um aumento do valor de uso da terra, gerando maior produtividade em propriedades de pequeno e médio porte em algumas regiões do país - como é o caso da região Sul.

Para o geógrafo da Unesp, além da concentração de terra, a construção da propriedade privada no Brasil trouxe consigo o significado de terra como reserva de valor, "onde boa parte dos ditos 'proprietários' vivem darenda que ela pode lhes auferir, mesmo sendo improdutiva."

Foi na década de 1960, que surgiu com maior intensidade a discussão sobre a necessidade de reforma agrária no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste que sofriam mais com a concentração fundiária. No mesmo período, seguiu-se a criação da organização das Ligas Camponesas e muitos outros conflitos, como o episódio de Trombas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formaçao e produçao do espaço agricola e conflitos: agrario em goias
  • conflitos agrarios
  • Conflitos Agrários
  • Conflitos agrarios
  • A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO EM GOIÁS
  • os conflitos agrários do brasil
  • conflitos agrario no brasil
  • Conflitos agrários no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!