Conflitos étnicos

Páginas: 67 (16742 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2011
Introdução

Este trabalho tem como objectivo apresentar as principais causas dos conflitos étnicos principalmente no continente africano e de maneira geral no mundo e como estes afectam os países onde ocorrem.
Na vertente da cadeira de Negociação, como getores queremos desenvolver uma capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade, ou país, por vias que valorizam e recuperam ocapital humano, independentemente de sua origem ou etnicidade de modo a gerar valor aos stakeholders (lucro). É também importante para os gestores entender a origem destes conflitos pois lidam no seu dia a dia dentro das organizações com a necessidade das pessoas se protegerem como indivíduos, preservando a identidade como grupo cultural ou religioso. Entender as causas dos conflitos étnicos daráuma nova forma aos nossos planos estratégicos de negociação e nos tornará mais sensíveis a esta questão.
O conceito de conflito étnico remete-nos a idéia de uma luta ou combate pela posse de algo que não existe em quantidade suficiente que permita a satisfação de todos em especial para grupos vítimas de etnocentrismo-a tendência a desvalorização de certos grupos étnicos aos quais são atribuídascaracterísticas consideradas inferiores em relação a outros grupos, sem base científica. Em sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura de Moçambique não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores enormas diferentes… isto é, têm padrões culturais distintos.
Consequentemente, o conflito étnico assim como um outro qualquer, surge da discrepância de objetivos entre duas ou mais partes que não contam com um mecanismo efectivo de coordenação ou mediação.
Hoje existem várias fontes que abordam uma diversidade de causas como origem dos conflitos étnicos. Neste trabalho serão abordadas apenasalgumas delas, e suas consequências para o desenvolvimento das nações dos chamados países em vias de desenvolvimento, os africanos, sobretudo.

Sumário:

1.Introdução ................................................................................................2
2. Sumário ..……………………………………………………………………...3
3. Conceitos/Definições ...………………………………………………………4
3.1 Grupoétnico………………………………………………………...............4
3.2 Etnocentrismo ………………………………………………………………4
3.3 Conflito……………………………………………………………………….4
3.4 Polarização…………………………………………………………………..4
4. Abordagem teórica à etnicidade e conflitos étnicos………………………4
5.Factores dos conflitos étnicos…………….................................................5
5.1Factores históricos ………….. ............................................................5/6
5.2 FactoresEconómicos..........................................................................................6 5.3 Factores Psicológicos ……………………………………………………….6/7
6. Estudo de caso………………………………………………………………..7/8 6.1Metodologia………………………………………………………………….8/9
6.2 Hipótese…………………........................................................................9
6.3 Comparação Contextual da Nigéria e África do Sul…………………….…9/12 6.4Antecedentes históricos para o problema do conflito étnico na Nigéria e África do Sul ..............................................................................................................12First Case: South Africa
6.5 Primeiro Caso: África do Sul …………………………………………….. 12/14Second Case: Nigeria
6.6 Segundo Caso: Nigéria…………………………………………………......15/17
6.7 Abordagem comparativa de Gestão deConflitos................................... 17/18
8 Conclusão…………………………………………………………………….19/20
9. Recomendações....................................................................................................20
Bibliografia .......................................................................................................21/23

3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conflitos étnicos
  • Conflitos Etnicos
  • Conflitos étnicos
  • Conflitos etnicos
  • Conflitos Étnicos
  • conflitos etnicos
  • Conflitos etnicos
  • Conflitos Étnicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!