Conflito R ssia e Ucr nia

665 palavras 3 páginas
CONFLITOS NA RÚSSIA E UCRÂNIA

O Conflito na Rússia e Ucrânia.
A exemplo de outros conflitos que vem ocorrendo no mundo, a Ucrânia está passando por uma crise interna e, ao mesmo tempo, desperta o interesse das grandes potências, como Rússia, Estados Unidos e União Europeia (UE), para definir seu futuro: ingressar na União Européia ou continuar aliada à Rússia?
A Ucrânia está na mira dos países da União Europeia e da Rússia, que têm interesses contraditórios: enquanto os europeus têm interesse em expandir suas fronteiras para o leste e isolar a Rússia, Moscou quer aumentar sua zona de influência e aproximar-se da UE para confrontá-la. Neste sentido, um grande conflito está ocorrendo e dividindo o país em lados opostos: de um lado o leste pró-Rússia e do outro o oeste pró-Europa.
A Ucrânia, uma ex-república da antiga União Soviética, é um país marcado por uma história de invasões e saques de povos mongóis, lituanos e tártaros. Depois vieram os russos, com a implantação do comunismo, a opressão de Josef Stalin (1879-1953) e a tragédia da fome.
A Ucrânia é alvo da cobiça das potências europeias, mas ainda vive sob a sombra da Rússia. O país chama atenção por vários motivos, entre eles: potencial econômico e posição territorial estratégica. Em 2004, o país possuía uma das maiores usinas de aço do mundo - com 42 mil empregados e lucro bruto anual de 300 milhões de dólares, além de ser o 8º país do mundo com maior reserva de carvão e a maior proporção de titânio (vital para a produção de aço). Outro motivo é o seu solo extremamente rico e responsável por uma grande produção agrícola. Em relação ao tamanho, destacamos seu território de mais de 600.000 quilômetros quadrados (área maior que a da França, o maior país da União Européia) e sua população de cerca de 44 milhões de pessoas. Por fim, sua localização: o país é para a UE a porta de entrada do Oriente e, para a Rússia, a porta de saída para o Ocidente.
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu à câmara

Relacionados