Conflito Urbano

Páginas: 16 (3891 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Conflito urbano é um fator comum nos dias atuais, uma vez que a população vem cada vez mais exigindo seus direitos á infraestrutura, serviços e condições de vida urbana, que são essenciais para uma sadia qualidade de vida.
Entende-se por conflito urbano todo e qualquer confronto ou litígio relativo à infraestrutura, serviços ou condições de vida urbanas, que envolva pelo menosdois atores coletivos e/ou institucionais (inclusive o Estado) e se manifeste no espaço público (vias públicas, meios de comunicação de massa, justiça, representações frente a órgãos públicos, etc). Manifestação coletiva que tenha a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações. (IPPUR, 2012) 

A UFRJ (Universidade Federal do Rio De Janeiro) possui um departamento especializado nesseassunto, o Observatório de Conflitos. Estes criaram um mecanismo de classificação, onde é possível qualificar o conflito nas seguintes categorias: objeto de conflito, forma de conflito e agentes envolvidos. Será usada somente uma classificação neste trabalho, que é a de objeto de conflito.
O objeto de conflito são infraestruturas e serviços fornecidos para a população. Essa população, quandoinsatisfeita com o fornecimento desses itens, reivindicam coletivamente, solicitando assim a adequação do objeto. Um grande problema dessa sociedade moderna é a questão dos resíduos sólidos, que pode ser considerado como um objeto de conflito urbano.
Resíduo sólido define-se por tudo aquilo que a sociedade consome e descarta. Esses resíduos são provenientes principalmente de atividades humanas, como usodoméstico, atividades sociais, industriais, entre outras.
O resíduo se torna um objeto de conflito principalmente quando o manejam de forma errônea. A disposição inadequada desse material também é um problema, uma vez que pode acarretar uma série de graves consequências ao meio ambiente e ao ser humano. Outro problema que os governos estão enfrentando também é a falta de espaços próprios para oacondicionamento destes resíduos. Sendo assim o aparecimento de estruturas denominadas lixões ainda são muito comuns no Brasil.
Este trabalho portanto, irá enfatizar os potenciais e efetivos conflitos urbanos presentes em nossa sociedade, sendo destacado o grande problema que os resíduos sólidos são para os seres humanos na atualidade e na vida de belo horizontinos.2. DESENVOLVIMENTO

A problemática de resíduos vem se agravando cada dia mais a partir de alguns fatores como: Processo de urbanização que traz consigo uma cadeia de conseqüências, pois com o aumento populacional aumentara a quantidade de resíduos sólidos agravando assim o problema de descarte. O processo de industrialização que está diretamente interligado ao deurbanização, mas que alem dessas conseqüências há o problema de descarte incorreto destas indústrias que não se aderem ao sistema de gestão ambiental. E ainda há o problema dos que contem alto grau de periculosidade como o plástico, e dos resíduos hospitalares. Após analisarem esta sentença de resíduos com características divergentes foi feita então uma classificação segundo a composição e aorigem dos mesmos.
Resíduo sólido urbano é aquele formado por resíduos sólidos gerados num aglomerado urbano, excetuados os resíduos industriais, perigosos, de serviço de saúde, portos e aeroportos. Abrange, portanto, os resíduos domiciliares, comerciais e públicos.
Resíduo sólido domiciliar: é formado pelos resíduos sólidos gerados pelas atividades residenciais.
Resíduo sólido comercial: suacomposição varia de acordo com as atividades desenvolvidas nos estabelecimentos comerciais. No caso de bares, restaurantes e hotéis, predominam os resíduos orgânicos, por exemplo.
Resíduo sólido público: é formado pelos resíduos sólidos resultantes de atividades de limpeza de vias e logradouros, compondo - se de papeis, terra, folhas, chicletes entre outros.
Ao analisar este objeto de conflito em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho urbano e conflito social
  • Problemas urbanos e conflitos sociais
  • Conflitos Urbanos sobre águas
  • Conflito entre o desenvolvimento urbano e a promoção da sustentabilidade
  • conflito entre o desenvolvimento urbano e a promoção da sustentabilidade
  • Paradigma do equilibrio e do conflito e Renda do solo urbano
  • Conflitos urbanos – áreas irregulares – ocupação nas áreas de preservação permanente
  • CONFLITOS URBANOS E ESPA OS LIVRES P BLICOS CONSTRU O DE UMA METODOLOGIA PARA ESTUDOS COMPARATIVOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!