Conflito no mundo do trabalho contemporâneo

Páginas: 20 (4984 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
Atualmente o ambiente de trabalho é demarcado por fatores que determinam o desempenho dos funcionários, são eles: nível de stress, fadiga, cansaço, e outros. Para desenvolver bom trabalho, são necessários que princípios básicos sejam respeitados e executados, estes garantem que o trabalhador tenha controle total de suas condições de saúde. Exercer o papel de multifuncionalidade dentroda empresa pode causar transtornos na saúde do funcionário, causando fadiga e desgaste profissional. Acredita-se que entre as causas temos:
“As traumáticas mudanças pelas quais está passando este país é que a busca da eficiência a todo custo e o excesso de competição entre as empresas estão moendo as pessoas. Do ponto de vista humano é cruel. Do ponto de vista econômico é contraproducente”.(LUTTWAK, 1995, p. 46). (falta incluir na bibliografia)
As constantes cobranças e falta de tempo para por em prática as exigências feitas pela empresa, a sobrecarga de trabalho, responsabilidade excessiva e falta de estímulo são os principais motivos que levam ao alto índice de stress a falta de bem estar e conseqüentemente aos conflitos no mundo do trabalho contemporâneo.
Sendo assim estepresente trabalho tem por objetivo analisar as três particularidades, stress, bem estar e conflito, e apresentar como elas estão inseridas no ambiente atual das empresas, quais são suas conseqüências e causas.

CAPÍTULO 1
CONFLITO NO MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO
1. CONFLITOS
Desde o surgimento da humanidade, e o registro deixado pelos antigos povos pode constatar a existência de conflitos,seja em termos pessoais, seja em termos profissionais. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Sendo fundamental considerar, a época e o local que ocorrem.
Para que um indivíduo possa superar conflitos, faz-se necessário saber lidar com eles, o que implica sabergerenciá-los. Diferente do que muitos acreditam gerenciar conflitos não é uma tarefa fácil e muitas pessoas descobrem ao longe do mesmo que não sabem como administrá-lo. Para conseguir gerir uma situação conflituosa, é preciso certo feeling (tato, sensibilidade), embora, em alguns momentos, não será, por si só, suficiente para alcançar uma solução eficiente e eficaz, que atenda a todas as partesenvolvidas. Nesse caso, deverão ser utilizados alguns procedimentos, que terão como objetivo possibilitar um resultado que agrade às partes envolvidas.
No mundo da administração contemporânea, para estes profissionais que descobriram talento para resolução denominamos de gestor de Recursos Humanos, Gestor de Talentos ou outro nome que for designado por uma empresa para o profissional que trabalha comas pessoas. É preciso ressaltar eu para estes profissionais é fundamental a aptidão (disposição inata ou, ainda, capacidade ou habilidade resultante de conhecimentos adquiridos) para gerenciar conflitos, entre outras tarefas que terá de desempenhar no seu dia-a-dia. Não podendo deixar de considerar que na administração contemporânea tal aptidão já deve ser adquirida por todos, pois os conflitospermeiam todos os quadrantes da nossa vida, de uma empresa, das relações em geral.
Os conflitos podem surgir devido à cultura da empresa, seus valores, sua posição no mercado. Se a organização tem a postura de ser extremamente competitiva, tem foco em metas, resultados e prazos, o seu grau de estresse conseqüentemente será mais intenso, o que vai propiciar maiores situações onde os conflitos podemser cada vez mais freqüentes. Funcionários mais individualistas tendem a colocar seus interesses à frente dos interesses coletivos e por isso mais uma vez a importância dos líderes e da área de Recursos Humanos ficarem atentos e não deixarem que os conflitos façam parte do dia-a-dia da organização, tirando o foco do objetivo principal que é a produtividade e os resultados, juntamente com o bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos no mundo contemporâneo
  • Trabalho no mundo contemporâneo
  • Trabalho no mundo contemporaneo
  • Trabalho no mundo contemporâneo
  • As transformações do trabalho no mundo contemporâneo
  • O trabalho no mundo contemporâneo
  • Sucesso e conflito no mundo do trabalho
  • Conflitos e precarização no mundo do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!