conflito lattente

354 palavras 2 páginas
Questões do Capítulo III

1- Como o estado Inglês assume parte das funções antes desempenhadas pela Igreja Católica?

R.: Durante o reinado de Henrique VIII a Inglaterra rompeu com o catolicismo Romano, logo a população que hora dependia da igreja, não podia mais contar com o auxílio da mesma em relação as questões sociais. Então essa reponsabilidade foi transferida para o estado, que assumiu a responsabilidade pela preservação do bem estar geral da população. Criou-se na Inglaterra, um programa objetivando a reorganização e racionalização da indústria, estabelecendo padrões de produção e comercialização, estimulando o comércio nacional, minimizando o desemprego e criando concessões de patentes de monopólio.

2- Relacione protestantismo com o desenvolvimento do sistema capitalista.

R.: No momento em que foi criada a doutrina protestante, as pessoas passaram a mudar suas idéias radicalmente,atitudes imposta pela igreja anglicana passaram a ser revistas e automaticamente o sistema econômico da época sofreu alterações. A ideia de que só se podia chegar a Deus através de uma padre caiu por terra e veio então o individualismo e intimidade com Deus, cada um passou a ser responsável por seus atos .
Foram incentivados também costumes simples como a poupança, que era uma atitude extremamente proibida pois era vista como acumulo de riqueza e investimentos para que sua riqueza pudesse aumentar. Esses costumes passaram a ser essenciais para o capitalismo.
Era proposto também a independência de pensamentos fugindo do conceito de que era necessário uma organização que lhe conduzisse no modo de pensar,viver e agir.Isso estimulou as pessoas a abrirem seu próprio negocio dando poder a massa que mais tinha capital.

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMICA I
PROFESSORA: MARIA ÂNGELA

“O conflito latente no pensamento mercantilista”

Alunos do 2º ano B - 3º Semestre -

Relacionados