Conflito irlanda do norte x irlanda do sul

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
Eire e Ulster
Introdução
Este conflito possui como fatores que o causaram o tratamento inadequado de diferenças religiosas e questões políticas, que serão explicitados a seguir.
Localizada no oeste da Europa, a ilha da Irlanda tem uma área de aproximadamente 83 mil quilômetros quadrados e encontra-se dividida entre a República da Irlanda (Eire) e a Irlanda do Norte (Ulster). A República daIrlanda é um Estado independente que ocupa quase 85% da ilha. Ela conta com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes, dos quais 97% são católicos.
Já a Irlanda do Norte ocupa uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados na região norte da ilha. Desde o século XVI esse território encontra-se sob o domínio britânico. Sua população - de aproximadamente 1,7 milhão dehabitantes - divide-se entre protestantes (60%) e católicos (40%). Os aspectos religiosos - bem como a presença inglesa em Ulster - transformaram a Irlanda do Norte em palco de violentos conflitos.
O cristianismo foi introduzido no século V de nossa era na ilha da Irlanda. Ocupada no século IV a.C. pelos celtas, a partir do século XII seu território passou a ser ocupado também por ingleses. Aconsolidação da presença inglesa na região efetivou-se em 1542 - época em que a religião anglicana vinha sendo instaurada na Inglaterra. O rei Henrique VIII (1491-1547) assumiu o controle mais efetivo sobre a ilha e enviou uma grande leva de protestantes para o local, introduzindo o protestantismo na Irlanda.

Posteriormente, durante o reinado de sua filha, Elizabeth I (1533-1603), os irlandesescatólicos começaram a sofrer perseguições: foram excluídos dos cargos públicos e, nos séculos seguintes, viram suas terras serem tomadas pelos protestantes. Além disso, o número de protestantes na região aumentou de maneira significativa, uma vez que, no século XVII, grandes levas de imigrantes oriundos da Inglaterra e da Escócia se estabeleceram na ilha, principalmente ao norte, na região deUlster.
Durante o reinado de Jaime I (1603-25), consolidou-se o controle das terras pelos ingleses, em especial na região do Ulster, onde foi instituído um sistema de colonização baseado na pequena propriedade, discriminando-se os irlandeses.
A situação de exploração e miséria, e de imposições político-religiosas determinou o início de uma grande rebelião em 1641, violentamente reprimida pelastropas de Oliver Cromwell, líder da Revolução Puritana, fanático calvinista que havia deposto o rei e proclamado a República na Inglaterra.
Mas as revoltas continuaram, tendo como episódios mais importantes a eclosão da Revolução de 1798 encabeçada pelo grupo secreto “Irlandeses Unidos”, o movimento nacionalista de 1829 que conseguiu alguns direitos políticos aos católicos, a epidemia de tifo e afome decorrente da queda na produção agrícola devido a uma praga em 1847 e 1948 e que foi responsável pela morte de mais de 800.000 pessoas e a imigração da maior parte da população.

Desenvolvimento
O movimento em prol da independência da ilha se reacendeu posteriormente, quando a situação de desespero e fome advinda com a seca melhorou um pouco. No início do século XX, existiam na ilha daIrlanda grupos antagônicos, formados por católicos e protestantes que, além das palavras, usavam também as armas para tentar fazer valer seus interesses. Dois deles tiveram papel destacado: o Sinn Féin (Nós sozinhos), composto por católicos emancipacionistas, e o Partido do Movimento Unionista, formado por protestantes concentrados na região de Ulster, ao norte, que defendiam a permanência do poderbritânico na região.
Na Páscoa de 1916, os católicos lideraram um levante contra o presença inglesa na região, mas foram duramente reprimidos. Isso motivou a fundação do Exército Republicano Irlandês (IRA), que passou a liderar uma insurreição pela independência da ilha.
O movimento deu resultados: em 1922, com a assinatura do Tratado Anglo-Irlandês, o governo da Inglaterra reconheceu a criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos Separatistas
  • Conflito na irlanda do norte
  • irlanda do norte
  • Conflito norte x sul
  • conflito norte x sul
  • Conflitos norte x sul
  • Conflito Norte X Sul
  • Conflitos Norte x Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!