Conflito de gerações

Páginas: 5 (1224 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Impactos nas relações interpessoais do choque de gerações são assuntos pertinentes diariamente,assim como as questões culturais e sociopolíticas do conjunto de pessoas nascidas pela mesma época.
A partir desta análise sucinta iremos perceber o modelo de cada geração,quais os conflitos que podem despontar, e como a comunicação pode confundir as organizações oucontribuir para o desenvolvimento da empresa.
Em uma avaliação, a psicóloga Marianita Xavier Crenitte,especializada em carreiras e diretora da Novo Ser Consultores Associados , afirma que :


“ Empresas de sucesso têm times de trabalho,e não pessoas com metas individuais.
Em equipe, a energia da produtividade é maior , há um objetivo comum . “Aplicando esta visão à vida profissional , percebemos que quem se acomoda , no mínimo , pára de avançar na carreira , abrindo espaço para quem vem atrás .Quem se adapta aos novos tempos manda no jogo !


































A GERAÇÃO X

Nas últimas décadas , a expectativa de vida aumentou vertiginosamente. Já não se espera dos sessentõesque se aposentem e passem os dias sentados no sofá assistindo televisão ou ouvindo o rádio . Cada vez mais aposentados voltam ao meracado de trabalho por motivos diversos , como manter-se atualizado ou complementar o orçamento , justamente porque vivemos num mundo cada vez mais rápido , global , dinâmico e competitivo.

A Geração X ou Baby Busters como é chamada , compreende osnascidos entre meados dos anos 60 e início dos 80 . Passaram pelos momentos cruciais da Guerra Fria , acompanharam a decadência dos últimos grandes estadistas , e alterando o posicionamento ideológico e social foram marcados pelo surgimento da AIDS .

Os integrantes desta geração são céticos , mais difíceis de serem manipulados pelos meios de comunicação e marketing convencionais . Suascarreiras foram construidas após muitos anos de trabalho duro dentro de uma mesma organização , cresceram junto com as organizações em que trabalham e acabaram por criar raízes . Prezam a segurança do emprego , e para garatirem esta segurança , deixaram de lado a qualidade de vida e o convívio familiar para se dedicarem a organização e à estabilidade financeira . São profissionais de grandeexperiência e que passaram por diversas situaçãoes em suas carreiras que nenhum livro jamais poderá ensinar na prática .

É comum no cotidiano que executivos aposentados permaneçam nas empresas como consultores ou interinos – profissionais contratados por seis meses ou um ano para cumprir uma missão exclusiva , como preparar uma abertura de capital .

Não é inesperado que o número deexecutivos com mais de 60 que buscam a DBM ,consultoria especializada em planejamento de carreiras , sextuplicou desde 2000 .

Elaine Saad,gerente geral da Right Management Brasil , certifica :

“ Há dez anos , a discussão que eu tinha com os executivos dessa faixa etária era sobre o que fazer com a vida sem trabalho .Agora eu os ajudo a escolher em que área ele vão começarsua segunda carreira . “

Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) , 22,5% dos brasileiros com mais de 65 anos de idade têm ocupação profissional atualmente , e essa proporção , maior do que no ano passado , tende a desenvolver.Por necessidade extrema ou não , o fato é que esse contingente mostra uma energia surpreendente .




GERAÇÃO YCom a crise do socialismo , o Estados Unidos tornou-se a potência preponderante do mundo , Os costumes , valores morais e éticos , os padrões da cultura americana cada vez mais se tornam indispensáveis em todos os cantos do planeta .

O progresso dos meios de comunicação e o aperfeiçoamento contínuo dos meios tecnológicos admitiram que o mundo integrasse no cotidiano . Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito de gerações
  • conflitos de gerações
  • Conflito de geraçoes
  • Conflito de gerações
  • Conflitos entre gerações
  • conflito de geraçoes
  • O conflito de gerações
  • Conflito de gerações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!