Conflito de gerações

Páginas: 20 (4882 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 REFERENCIAL TEÓRICO 3
2.1 Conceito de equipes 3
2.2 Conceito de gerações no âmbito empresarial 5
2.3 Exemplificar conflito de gerações 8
2.4 Conceituar conflitos de gerações nas empresas. 8
2.5 Descrever possíveistratamentosno conflito de gerações 9
2.6 Indicar tratamentos aplicáveis 10
3 METODOLOGIA 12
4 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 14
5 ANÁLISEDE RESULTADOS 15
5.1 Sugestão / Recomendação 16
6 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

INTRODUÇÃO
Trabalhar em equipe exige grande esforço do gestor em orientar, mediar, desenvolver ideias com o objetivo de alinhá-las gerando maior valor à empresa.
Na mesma trilha, por parte de seuscomponentes, há que se estabelecer um canal eficiente de comunicação objetivando consenso, sempre com vistas ao bom desenvolvimento dos trabalhos, focando-se no resultado.
Estas nuanças são especialmente visualizadas em equipes que contam com diferentes idades. Estas gerações foram classificadas como geração X e geração Y, foco do estudo. A primeira geração, a doutrina refere-se aos indivíduos nascidosentre os anos 60 a 80. O segundo, a partir dos anos 80.
O ponto nodal do presente estudo é convidar o leitor a conhecer, primeiramente, as características inerentes à equipe que contam com diferentes visões, a partir do conhecimento do experiente profissional, ao jovem recém-formado.
O conceito de equipe, muito difundido hodiernamente, se mostra o ponto de início para visualização do choque degerações, premissa sobre a qual os a relação é formada e, via de consequência, redundam os problemas.
As diferentes óticas e formas de se tratar determinado caso ou situações, são pontos sobre os quais pairam as divergências que deverão sofrer interferências para sua harmonização, sempre extraindo lições, beneficiando e enriquecendo o negócio.
Com base em casos práticos vivenciados pela maioriadas empresas, se demonstrará as diferentes vertentes geradoras de conflitos e sugestionará formas de solução, basicamente com o diálogo, sopesando-se prós e contras.
Abordará as formas de relacionamento e medidas para solução dos conflitos inerentes ao choque de gerações, objetivando adaptarem-se às diferentes ideias em favor da empresa.
A mescla de diferentes gerações em espaços empresariais érecorrente e com isso, também, o choque entre ideias, formas de agir, de tomar decisões se fazem presente, de modo que se sugeriu, com o presente estudo, demonstrar que a vivência e, sobretudo, convivência entre tipos de gerações diversas é possível e quando bem dirigida, traz grandes benefícios ao negócio.

REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 CONCEITO DE EQUIPES

O conceito de equipe mais básico econhecido segundo o dicionário Aurélio (2012), é um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho.
Schermerhorn, Hunt e Osborn(1999, p.148)descreve equipe como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum; pelo qual se consideram coletivamente responsáveis.
Nota-se, assim, que para que seja uma equipeé necessáriaa união de mais de um indivíduo a fim de exercer habilidades por um propósito, o qual se consideram responsáveis.
O comportamento da equipe também é um conceito trabalhado para melhor entendimento do que vem a ser equipe, pois demonstra quais suas ações.

A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. Ashabilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados. A equipe investe constantemente em seu crescimento (MOSCOVICI,2001, p.5-25).

Equipe são pessoas realmente engajadas trabalhando em conjunto, caso contrário se forem apenas pessoas trabalhando ao mesmo tempo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito de gerações
  • conflitos de gerações
  • Conflito de geraçoes
  • Conflito de gerações
  • Conflitos entre gerações
  • Conflito de gerações
  • conflito de geraçoes
  • O conflito de gerações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!